WhatsApp

BNCC, Cultura Digital e Tecnologias: Orientação e Prática Pedagógica

MÓDULO 1: BNCC – DO CURRÍCULO À SALA DE AULA

- A BNCC
- Fundamentos pedagógicos da BNCC: competências, habilidades e itinerários formativos
- Dimensões e Desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC
- Currículo escolar segundo a BNCC

MÓDULO 2: BNCC E OS ANOS INICIAS I

- BNCC e a educação infantil: direitos de aprendizagem das crianças
- Campos de experiências: corpo, gestos e movimentos
- Campos de experiências: o eu, o outro e o nós
- Campos de experiências: traços, sons, cores e formas

MÓDULO 3: BNCC E OS ANOS INICIAS II

- Campos de experiências: Escuta, fala, pensamento e imaginação
- Campos de experiências: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
- A avaliação nos documentos legais e políticos da educação infantil
- A BNCC e o processo de transição da educação infantil para o ensino fundamental

MÓDULO 4: COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: LINGUAGENS E MATEMÁTICA

- Competências específicas de Linguagens no EF (Língua Portuguesa e Inglesa)
- Competências específicas do Ensino de Arte no EF
- Competências específicas da Educação Física no EF
- Competências específicas do ensino de Matemática no EF

MÓDULO 5: COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: CIÊNCIAS DA NATUREZA, CIÊNCIAS HUMANAS E ENSINO RELIGIOSA

- Competências específicas das Ciências da Natureza no EF
- Competências específicas do Ensino de Geografia no EF
- Competências específicas do Ensino de História no EF
- Competências específicas do Ensino Religioso no EF

MÓDULO 6: ITINERÁRIOS FORMATIVOS NO ENSINO MÉDIO

- Itinerários formativos no EM: Linguagens e suas Tecnologias
- Itinerários formativos no EM: Matemática e suas Tecnologias
- Itinerários formativos no EM: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
- Itinerários formativos no EM: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

MÓDULO 7: AMPLIANDO AS DISCUSSÕES SOBRE A BNCC

- A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a questão de gênero
- BNCC e as relações com a Educação Ambiental
- A BNCC e os pressupostos da Educação Midiática
- As dimensões do letramento na BNCC: intersecções com o mundo digital

MÓDULO 8: METODOLOGIAS ATIVAS

- Fundamentos das Metodologias Ativas e Colaborativas: Conceitos e princípios
- Organizar e planejar o trabalho escolar extraclasse: as metodologias ativas
- Tecnologia e Recursos para Metodologias Ativas e Colaborativa
- Metodologias Ativas: principais fundamentos e aplicação da IA

MÓDULO 9: GAMES E EDUCAÇÃO

- Jogos e a aprendizagem
- Fundamentos da Gamificação na Educação
- Design de Jogos Educacionais
- Genially e Prezi: elaboração de apresentações para educadores

MÓDULO 10: LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA E EDUCAÇÃO

- Princípios básicos da linguagem cinematográfica
- A linguagem cinematográfica enquanto recurso metodológico no Ensino Fundamental
- A linguagem cinematográfica enquanto recurso metodológico no Ensino Médio
- Outras artes: intersecção entre música, literatura e cinema

MÓDULO 11: FORMAÇÃO DOCENTE E NOVAS TECNOLOGIAS

- Formação e profissionalização docente no Brasil
- As Novas Tecnologias da Comunicação e Informação, a Escola e os Professores
- Personalização da aprendizagem: o uso de tecnologias e IA
- A educação midiática e as tecnologias na escola

MÓDULO 12: PERSPECTIVAS CURRICULARES CONTEMPORÂNEAS

- Educação contemporânea: currículo, didática e planejamento a partir de um olhar sociológico
- Metodologias Ativas no Currículo
- Multiculturalismo e diversidade no currículo
- O currículo do futuro e suas perspectivas educacionais
Como funciona:
Cada unidade de aprendizagem é composta por uma apresentação; um capítulo de livro; uma dica do professor, que poderá ser uma videoaula; 1 quiz com 5 questões de múltipla escolha com o objetivo de promover melhor fixação de cada conteúdo, links e materiais complementares. Observa-se que o quiz não possui caráter avaliativo, ou seja, não irão compor a sua nota para a certificação. Como avaliação, cada módulo contará com uma prova de 5 questões de múltipla escolha com 5 alternativas de múltipla escolha, que valerá 10 pontos, sendo necessário atingir a nota mínima 6 para aprovação. Caso o aluno não obtenha essa nota na primeira tentativa, uma nova chance é disponibilizada. Por fim, se ainda na segunda tentativa o aluno for reprovado, ele poderá realizar uma nova tentativa mediante ao pagamento de uma taxa.

Compreender e analisar criticamente as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e sua aplicação prática nos diferentes níveis e modalidades da educação básica.

Desenvolver competências para integrar cultura digital e tecnologias educacionais ao planejamento e execução de práticas pedagógicas inovadoras.

Aplicar metodologias ativas e estratégias de ensino mediadas por recursos digitais, visando a personalização e a inclusão no processo de aprendizagem.

Elaborar projetos pedagógicos que articulem as competências gerais e específicas da BNCC com demandas contemporâneas da educação digital.


Curso de BNCC, Cultura Digital e Tecnologias: Orientação e Prática Pedagógica
BNCC, Cultura Digital e Tecnologias: Orientação e Prática Pedagógica
15x R$ 250,00 Apenas 15x R$ 99,00
Após o pagamento, o início do curso é imediato e você tem até 365 dias para concluir o curso
Duração: 720 horas
FORMATO DE OFERTA: Pós-Graduação EAD
Público-alvo:

O curso é destinado a:

Professores da educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) que desejam alinhar suas práticas à BNCC com o uso de recursos digitais.

Coordenadores pedagógicos e gestores escolares responsáveis por implementar e acompanhar o currículo escolar.

Profissionais da educação interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre cultura digital, inovação pedagógica e metodologias ativas.

Educadores que atuam em ambientes presenciais, híbridos ou a distância e buscam aprimorar sua prática com foco na integração das tecnologias educacionais.
 


Este curso é oferecido por:

Faculdade Metropolitana

Scroll Up