Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA)
MÓDULO 1: DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, FÍSICA E PSICOMOTORA I
- Alunos com Necessidades Educacionais Especiais: Deficiência Múltipla (DMU)
- Alunos com necessidades educacionais especiais: deficiência intelectual
- Alunos com Necessidades Educacionais Especiais: os distúrbios de aprendizagem associados à linguagem e à comunicação
MÓDULO 2: DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, FÍSICA E PSICOMOTORA II
- Dislexia
- Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) - Elementos e intervenção
- Capacidade atencional
MÓDULO 3: TRANSTORNOS GLOBAIS DE DESENVOLVIMENTO E ALTAS HABILIDADES
- Características específicas da Educação Especial e a relação com o TGD
- Inclusão escolar de alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação
- A formação e acompanhamento da tríade (escola, família e sociedade) para atender o processo ensino-aprendizagem de alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação
MÓDULO 4: LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO E APRENDIZAGEM
- Diagnóstico diferencial em linguagem
- Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL): avaliação e intervenção
- Aprendizagem de leitura e escrita e seus transtornos
MÓDULO 5: COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E O TEA
- Metodologia PECS para o tratamento do TEA
- As 6 etapas do PECS e a condução da abordagem
- Aplicativos e recursos da Comunicação alternativa
MÓDULO 6: O PAPEL DO FONOAUDIÓLOGO NO TRATAMENTO DO TEA
- O ensino de mandos e tatos
- O ensino de ecóico e intraverbal
- A importância do tratamento multidisciplinar
MÓDULO 7: ABORDAGEM FONOAUDIOLÓGICA NO TEA I
- Apraxia de fala da infância: avaliação e terapia
- Afasias: avaliação e intervenção
- Ecolalia: avaliação e intervenção fonoaudiológica
MÓDULO 8: ABORDAGEM FONOAUDIOLÓGICA NO TEA II
- Motricidade Orofacial e a seletividade alimentar no TEA
- Saúde coletiva e mental no tratamento fonoaudiológico
- Fonoaudiologia Educacional e inclusão escolar
MÓDULO 9: TÉCNICAS DE FONOTERAPIA NO TEA
- Massagem e exercícios para articulação da fala
- Treinos de apraxia
- Narração de histórias por crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL)
MÓDULO 10: COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA (CAA) I
- Comunicação Apoiada e Não apoiada
- A CAA como sistema e seus componentes
- Matriz de comunicação: avaliando comportamentos comunicativos
MÓDULO 11: COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA (CAA) II
- Teste de Efetividade de Comunicação
- Recursos de Comunicação Alternativa no TEA e TGD
- Abordagens de ensino para CAA
MÓDULO 12: ASPECTOS DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
- Aspectos linguísticos da Libras
- Parâmetros da Libras
- Expressão facial e linguagem corporal em Libras
Objetivos
Formar profissionais qualificados para compreender, planejar e implementar estratégias de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), promovendo inclusão, acessibilidade comunicativa e melhoria da qualidade de vida de pessoas com necessidades complexas de comunicação.
Capacitar profissionais para selecionar, adaptar e utilizar recursos tecnológicos e metodológicos de CAA (incluindo PECS, comunicação apoiada e não apoiada, aplicativos e dispositivos digitais).
| Duração: 720 horas |
| FORMATO DE OFERTA: Pós-Graduação EAD |
| Público-alvo:
O curso é destinado a profissionais graduados que atuam ou desejam atuar em contextos educacionais, clínicos e sociais relacionados à comunicação, linguagem e inclusão. |
Este curso é oferecido por:
Credenciamento EAD via Portaria de credenciamento EAD n° 1.048 de 31/05/2023, DOU 02/06/2023