WhatsApp

Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA)

MÓDULO 1: DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, FÍSICA E PSICOMOTORA I

- Alunos com necessidades educativas especiais: surdez, deficiência auditiva, cegueira e baixa visão
- Alunos com Necessidades Educacionais Especiais: Deficiência Múltipla (DMU)
- Alunos com necessidades educacionais especiais: deficiência intelectual
- Alunos com Necessidades Educacionais Especiais: os distúrbios de aprendizagem associados à linguagem e à comunicação

MÓDULO 2: DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, FÍSICA E PSICOMOTORA II

- Sinais do TEA na infância
- Dislexia
- Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) - Elementos e intervenção
- Capacidade atencional

MÓDULO 3: TRANSTORNOS GLOBAIS DE DESENVOLVIMENTO E ALTAS HABILIDADES

- Definição e visão social de Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGD), Altas Habilidades e Superdotação
- Características específicas da Educação Especial e a relação com o TGD
- Inclusão escolar de alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação
- A formação e acompanhamento da tríade (escola, família e sociedade) para atender o processo ensino-aprendizagem de alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação

MÓDULO 4: LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO E APRENDIZAGEM

- O desenvolvimento da linguagem e da comunicação
- Diagnóstico diferencial em linguagem
- Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL): avaliação e intervenção
- Aprendizagem de leitura e escrita e seus transtornos

MÓDULO 5: COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E O TEA

- A comunicação alternativa
- Metodologia PECS para o tratamento do TEA
- As 6 etapas do PECS e a condução da abordagem
- Aplicativos e recursos da Comunicação alternativa

MÓDULO 6: O PAPEL DO FONOAUDIÓLOGO NO TRATAMENTO DO TEA

- Fonoaudiologia e qualidade de vida da criança autista
- O ensino de mandos e tatos
- O ensino de ecóico e intraverbal
- A importância do tratamento multidisciplinar

MÓDULO 7: ABORDAGEM FONOAUDIOLÓGICA NO TEA I

- A fonoaudiologia e sua relação com a aprendizagem da linguagem
- Apraxia de fala da infância: avaliação e terapia
- Afasias: avaliação e intervenção
- Ecolalia: avaliação e intervenção fonoaudiológica

MÓDULO 8: ABORDAGEM FONOAUDIOLÓGICA NO TEA II

- Audiologia: conceito e ação de tratamento
- Motricidade Orofacial e a seletividade alimentar no TEA
- Saúde coletiva e mental no tratamento fonoaudiológico
- Fonoaudiologia Educacional e inclusão escolar

MÓDULO 9: TÉCNICAS DE FONOTERAPIA NO TEA

- Quadros de imagens com palavras
- Massagem e exercícios para articulação da fala
- Treinos de apraxia
- Narração de histórias por crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL)

MÓDULO 10: COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA (CAA) I

- Introdução à Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA)
- Comunicação Apoiada e Não apoiada
- A CAA como sistema e seus componentes
- Matriz de comunicação: avaliando comportamentos comunicativos

MÓDULO 11: COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA (CAA) II

- Intervenção Precoce e CAA
- Teste de Efetividade de Comunicação
- Recursos de Comunicação Alternativa no TEA e TGD
- Abordagens de ensino para CAA

MÓDULO 12: ASPECTOS DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

- Libras: Língua ou Linguagem
- Aspectos linguísticos da Libras
- Parâmetros da Libras
- Expressão facial e linguagem corporal em Libras
Como funciona:
Cada unidade de aprendizagem é composta por uma apresentação; um capítulo de livro; uma dica do professor, que poderá ser uma videoaula; 1 quiz com 5 questões de múltipla escolha com o objetivo de promover melhor fixação de cada conteúdo, links e materiais complementares. Observa-se que o quiz não possui caráter avaliativo, ou seja, não irão compor a sua nota para a certificação. Como avaliação, cada módulo contará com uma prova de 5 questões de múltipla escolha com 5 alternativas de múltipla escolha, que valerá 10 pontos, sendo necessário atingir a nota mínima 6 para aprovação. Caso o aluno não obtenha essa nota na primeira tentativa, uma nova chance é disponibilizada. Por fim, se ainda na segunda tentativa o aluno for reprovado, ele poderá realizar uma nova tentativa mediante ao pagamento de uma taxa.

Formar profissionais qualificados para compreender, planejar e implementar estratégias de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), promovendo inclusão, acessibilidade comunicativa e melhoria da qualidade de vida de pessoas com necessidades complexas de comunicação.
Capacitar profissionais para selecionar, adaptar e utilizar recursos tecnológicos e metodológicos de CAA (incluindo PECS, comunicação apoiada e não apoiada, aplicativos e dispositivos digitais).


Curso de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA)
Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA)
15x R$ 250,00 Apenas 15x R$ 99,00
Após o pagamento, o início do curso é imediato e você tem até 365 dias para concluir o curso
Duração: 720 horas
FORMATO DE OFERTA: Pós-Graduação EAD
Público-alvo:

O curso é destinado a profissionais graduados que atuam ou desejam atuar em contextos educacionais, clínicos e sociais relacionados à comunicação, linguagem e inclusão.


Este curso é oferecido por:

Faculdade Metropolitana

Scroll Up