Língua Portuguesa e Literatura no Contexto Educacional do EF
MÓDULO 1: PRODUÇÃO DISCURSIVA I
- Teoria da comunicação: elementos da comunicação
- Comunicação Escrita
- Eficácia na Comunicação Escrita
MÓDULO 2: PRODUÇÃO DISCURSIVA II
- O texto como atividade de linguagem/interação
- Os modos de organização do discurso
- Domínios e gêneros discursivos: definição e funcionalidades
MÓDULO 3: PRODUÇÃO DISCURSIVA III
- Estratégias de leitura - leitura textual ou literal
- Estratégias de leitura - texto e contexto
- Estratégias de leitura - texto e intertextualidade
MÓDULO 4: CONCORDÂNCIA E REGÊNCIA
- A estrutura sintagmática do português
- A significação na construção dos enunciados
- Aspectos gerais da morfossintaxe
MÓDULO 5: NEUROALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO
- Constituição do léxico ortográfico
- Consciência fonológica e domínio do princípio alfabético
- Audição e construção da linguagem e do léxico gramatical
MÓDULO 6: GÊNEROS LITERÁRIOS
- Gêneros literários: prosa
- Gêneros literários: conto, novela e romance
- Gêneros literários: tradição e ruptura
MÓDULO 7: LITERATURA UNIVERSAL I
- A linguagem literária
- A importância histórica dos clássicos universais
- Os clássicos universais e a identidade cultural
MÓDULO 8: LITERATURA UNIVERSAL II
- A tragédia grega e a composição do trágico
- O Romance épico
- Os clássicos universais da literatura brasileira
MÓDULO 9: PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO EF I
- Competências e habilidades necessárias ao professor de língua portuguesa
- Práticas de ensino da língua materna: objetivos, conteúdos e aspectos metodológicos
- Práticas de ensino da linguagem em seus diferentes contextos de uso
MÓDULO 10: PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO EF II
- A relação entre o ensino de leitura, produção textual e gramática
- O ensino das concepções de linguagem e língua
- Texto como unidade básica de ensino
MÓDULO 11: PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO EF III
- Práticas didáticas para a escrita em sala de aula
- Práticas didáticas para a leitura em sala de aula
- Práticas didáticas para a análise linguística na sala de EF
MÓDULO 12: PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO EF IV
- Como avaliar a relação entre o ensino de leitura, produção textual e gramática
- Avaliação da produção textual
- Práticas de trabalho interdisciplinar: cultura digital, multiletramento e diversidade cultural
Objetivos
Compreender os fundamentos teóricos e metodológicos do ensino de Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica, com ênfase no Ensino Fundamental.
Analisar as práticas discursivas, os gêneros textuais e os multiletramentos no contexto educacional contemporâneo.
| Duração: 720 horas |
| FORMATO DE OFERTA: Pós-Graduação EAD |
| Público-alvo:
Professores da Educação Básica, coordenadores pedagógicos, profissionais da área de Letras e Pedagogia, e demais educadores interessados em aprimorar suas práticas no ensino da Língua Portuguesa e da Literatura no Ensino Fundamental. |
Este curso é oferecido por:
Credenciamento EAD via Portaria de credenciamento EAD n° 1.048 de 31/05/2023, DOU 02/06/2023