Coordenação Pedagógica
MÓDULO 1: PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS DO PDE, PPE E PE I
- Projeto Pedagógico Escolar (PPE)
- Planos de Ensino (PE)
- Articulação entre o Plano de Desenvolvimento Escolar, Projeto Pedagógico Escolar e os Planos de Ensino
MÓDULO 2: PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS DO PDE, PPE E PE II
- Elaboração de diretrizes es pertinentes no PDE, PPE e PE
- Planejamento de metas exequíveis no PDE, PPE e PE
- Políticas de Gestão para a elaboração do PDE, PPE e PE
MÓDULO 3: GESTÃO ESCOLAR I
- O conceito gestão democrática e participativa aplicada à Educação
- A Gestão Educacional e o papel social da escola
- Participação da comunidade em Políticas de Gestão Escolar
MÓDULO 4: GESTÃO ESCOLAR II
- Planejamento estratégico: organização dos projetos escolares
- Exigências legais dos programas/projetos escolares
- Desafios, crises e as exigências contemporâneas dos programas/projetos escolares
MÓDULO 5: GESTÃO ESCOLAR III
- O Sistema Educacional no Modelo Centrado no Cliente
- Gestão do ensino: Plano Nacional de Ensino
- Liderança educacional: habilidades, comunicação e técnicas
MÓDULO 6: A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR I
- Escola: Currículo e cultura
- Multiculturalismo e diversidade no currículo
- Adaptação curricular para alunos com necessidades educacionais específicas
MÓDULO 7: A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR II
- Currículo escolar segundo a BNCC
- O currículo na contemporaneidade
- O currículo do futuro e suas perspectivas educacionais
MÓDULO 8: GESTÃO EDUCACIONAL E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
- A Gestão Democrática da Educação e a Função Social da Escola
- Participação e a Gestão Democrática Escolar
- Modalidade de Participação da Comunidade Escolar
MÓDULO 9: AÇÕES CONJUNTAS DE SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
- Ação conjunta da supervisão e da orientação educacional frente ao currículo
- O sistema de avaliação, modalidades e complexidades na supervisão e orientação escolar
- Ações conjuntas do supervisor e do orientador educacional na escola: planejamento, metodologia, monitoramento e avaliação
MÓDULO 10: POLÍTICA EDUCACIONAL E CIDADANIA
- Políticas Públicas e Projeto Pedagógico
- Projeto Pedagógico: a Autonomia Coletivamente Construída na Escola
- Planejamento e Avaliação Educacional na Contemporaneidade
MÓDULO 11: EDUCAÇÃO INCLUSIVA I
- Paradigmas e conceitos sobre a educação inclusiva
- Modelos e propostas educacionais na educação especial
- Proposta da educação especial e o ensino regular
MÓDULO 12: EDUCAÇÃO INCLUSIVA II
- A inclusão de alunos com deficiência na educação básica
- Práticas e Metodologias inclusivas em sala de aula
- PEI – Plano de desenvolvimento individual
Objetivos
Capacitar profissionais da educação para exercerem com competência técnica, sensibilidade ética e compromisso social a função de coordenador(a) pedagógico(a), atuando de forma estratégica, colaborativa e articulada na gestão pedagógica da escola e na implementação de políticas educacionais.

Duração: 720 horas |
Modalidade: Pós-Graduação EAD |
Público-alvo:
Profissionais da Educação (pedagogos, professores, gestores escolares, supervisores e orientadores educacionais) que atuam ou desejam atuar na área de coordenação pedagógica. |
Este curso é oferecido por:

Credenciamento EAD via Portaria de credenciamento EAD n° 1.048 de 31/05/2023, DOU 02/06/2023
