WhatsApp

Comunicação

MÓDULO 1: PRINCÍPIOS BÁSICOS DA COMUNICAÇÃO

- Comunicação: Linguagem e leitura
- Comunicação Oral
- Comunicação Escrita
- Eficácia na Comunicação Escrita

MÓDULO 2: TEORIAS DA COMUNICAÇÃO

- Teoria da comunicação: elementos da comunicação
- Teoria da comunicação: funções da linguagem
- Comunicação, informação e semiótica
- Imagem, comunicação e cultura

MÓDULO 3: PERSPECTIVAS DA INDÚSTRIA CULTURAL

- Teoria Crítica e a Escola de Frankfurt
- Indústria cultural
- A estrutura de poder na indústria cultural
- A indústria cultural e o processo de globalização

MÓDULO 4: SEMIÓTICA DA COMUNICAÇÃO I

- Introdução aos conceitos e teorias da Semiótica
- A Semiótica de Ferdinand Saussure
- A Semiótica de Charles Peirce I
- A Semiótica de Charles Peirce II

MÓDULO 5: SEMIÓTICA DA COMUNICAÇÃO II

- Língua e identidade, ideologia e poder
- Linguagem, conhecimento e pensamento
- Preconceito linguístico e regionalismos
- Sujeito, ideologia, texto e contexto, sentidos

MÓDULO 6: SOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO I

- Comunicação, cultura e sociedade
- Sociologia da Comunicação: abordagens, objeto e perspectivas
- O simbólico na sociedade humana
- Sociologia da comunicação coletiva

MÓDULO 7: SOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO II

- Construção social da realidade, indivíduo e representações sociais
- Comunicação, globalização e diversidade
- Meios de comunicação na América Latina
- Cultura midiática, imaginário e recepção

MÓDULO 8: SOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO III

- Economia política da comunicação
- Interesse público e regulação das mídias
- O Brasil e os paradigmas internacionais de regulação
- Identidades, tecnologia e produção de sentido

MÓDULO 9: ASSESSORIA DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO I

- Assessoria de Imprensa: história e teoria
- Políticas de Comunicação e Assessoria de Imprensa
- Comunicação Empresarial, Comunicação Organizacional e Imprensa
- Comunicação Organizacional e Assessoria de Imprensa: organizações públicas, privadas e não-governamentais

MÓDULO 10: ASSESSORIA DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO II

- Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia
- Organização e avaliação de planos de Assessoria de Imprensa
- Análise do mercado de trabalho em Assessoria de Imprensa
- Produtos e estratégias de assessoria de imprensa

MÓDULO 11: ASSESSORIA DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO III

- Materiais de Assessoria de Imprensa: clipping, press kit, releases, mailing e informativos
- Entrevistas coletivas: preparação do assessorado e esquematização de roteiros
- Política, marketing e assessoria de imprensa
- Publicações de assessoria para o público interno das organizações: house-organ, jornais e manuais

MÓDULO 12: COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E MERCADOLÓGICA

- Comunicação de Marketing, Propaganda Institucional e Corporativa
- Elementos da comunicação aplicado à negociação
- Comunicação escrita: correspondências empresariais e oficiais
- Comunicação e Feedback
Como funciona:
Cada unidade de aprendizagem é composta por uma apresentação; um capítulo de livro; uma dica do professor, que poderá ser uma videoaula; 1 quiz com 5 questões de múltipla escolha com o objetivo de promover melhor fixação de cada conteúdo, links e materiais complementares. Observa-se que o quiz não possuem caráter avaliativo, ou seja, não comporão sua nota para a certificação. Como avaliação, cada módulo contará com uma prova de 5 questões de múltipla escolha com 5 alternativas de múltipla escolha, que valerá 10 pontos, sendo necessário atingir a nota mínima 6 para aprovação. Caso o aluno não obtenha essa nota na primeira tentativa, uma nova chance é disponibilizada. Por fim, se ainda na segunda tentativa o aluno for reprovado, ele poderá realizar uma nova tentativa mediante ao pagamento de uma taxa.

Compreender os fundamentos teóricos da comunicação, incluindo os elementos, funções da linguagem e os processos de leitura, oralidade e escrita aplicados aos contextos profissionais;

Analisar criticamente as teorias da comunicação e seus desdobramentos na constituição das práticas comunicativas modernas e contemporâneas;

Interpretar os fenômenos comunicacionais a partir da perspectiva da indústria cultural, considerando os impactos da globalização e das estruturas de poder midiático.


Curso de Comunicação
Comunicação
15x R$ 250,00 Apenas 15x R$ 99,00
Após o pagamento, o início do curso é imediato e você tem até 365 dias para concluir o curso
Duração: 720 horas
Modalidade: Pós-Graduação EAD
Público-alvo:

Graduados das áreas de Comunicação Social (Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV), Letras, Ciências Sociais, Administração, Marketing e áreas afins que desejam aprofundar seus conhecimentos teóricos e práticos em comunicação.
 


Este curso é oferecido por:

Faculdade Metropolitana

Scroll Up