Comunicação
MÓDULO 1: PRINCÍPIOS BÁSICOS DA COMUNICAÇÃO
- Comunicação Oral
- Comunicação Escrita
- Eficácia na Comunicação Escrita
MÓDULO 2: TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
- Teoria da comunicação: funções da linguagem
- Comunicação, informação e semiótica
- Imagem, comunicação e cultura
MÓDULO 3: PERSPECTIVAS DA INDÚSTRIA CULTURAL
- Indústria cultural
- A estrutura de poder na indústria cultural
- A indústria cultural e o processo de globalização
MÓDULO 4: SEMIÓTICA DA COMUNICAÇÃO I
- A Semiótica de Ferdinand Saussure
- A Semiótica de Charles Peirce I
- A Semiótica de Charles Peirce II
MÓDULO 5: SEMIÓTICA DA COMUNICAÇÃO II
- Linguagem, conhecimento e pensamento
- Preconceito linguístico e regionalismos
- Sujeito, ideologia, texto e contexto, sentidos
MÓDULO 6: SOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO I
- Sociologia da Comunicação: abordagens, objeto e perspectivas
- O simbólico na sociedade humana
- Sociologia da comunicação coletiva
MÓDULO 7: SOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO II
- Comunicação, globalização e diversidade
- Meios de comunicação na América Latina
- Cultura midiática, imaginário e recepção
MÓDULO 8: SOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO III
- Interesse público e regulação das mídias
- O Brasil e os paradigmas internacionais de regulação
- Identidades, tecnologia e produção de sentido
MÓDULO 9: ASSESSORIA DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO I
- Políticas de Comunicação e Assessoria de Imprensa
- Comunicação Empresarial, Comunicação Organizacional e Imprensa
- Comunicação Organizacional e Assessoria de Imprensa: organizações públicas, privadas e não-governamentais
MÓDULO 10: ASSESSORIA DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO II
- Organização e avaliação de planos de Assessoria de Imprensa
- Análise do mercado de trabalho em Assessoria de Imprensa
- Produtos e estratégias de assessoria de imprensa
MÓDULO 11: ASSESSORIA DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO III
- Entrevistas coletivas: preparação do assessorado e esquematização de roteiros
- Política, marketing e assessoria de imprensa
- Publicações de assessoria para o público interno das organizações: house-organ, jornais e manuais
MÓDULO 12: COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E MERCADOLÓGICA
- Elementos da comunicação aplicado à negociação
- Comunicação escrita: correspondências empresariais e oficiais
- Comunicação e Feedback
Objetivos
Compreender os fundamentos teóricos da comunicação, incluindo os elementos, funções da linguagem e os processos de leitura, oralidade e escrita aplicados aos contextos profissionais;
Analisar criticamente as teorias da comunicação e seus desdobramentos na constituição das práticas comunicativas modernas e contemporâneas;
Interpretar os fenômenos comunicacionais a partir da perspectiva da indústria cultural, considerando os impactos da globalização e das estruturas de poder midiático.

Duração: 720 horas |
Modalidade: Pós-Graduação EAD |
Público-alvo:
Graduados das áreas de Comunicação Social (Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV), Letras, Ciências Sociais, Administração, Marketing e áreas afins que desejam aprofundar seus conhecimentos teóricos e práticos em comunicação. |
Este curso é oferecido por:

Credenciamento EAD via Portaria de credenciamento EAD n° 1.048 de 31/05/2023, DOU 02/06/2023
