Lúdico e a Psicomotricidade na Educação Infantil
MÓDULO 1: FUNDAMENTOS DA PSICOMOTRICIDADE
- Desenvolvimento Psicomotor na Infância
- Teorias do Movimento e Corpo
- Fases do Desenvolvimento Motor
MÓDULO 2: DESENVOLVIMENTO MOTOR E PSICOMOTOR
- Psicomotricidade, desenvolvimento psicomotor e a aprendizagem
- Desenvolvimento Infantil e Plasticidade Cerebral
- A criança e o movimento
MÓDULO 3: ESQUEMA CORPORAL, IMAGEM CORPORAL E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A APRENDIZAGEM
- Desenvolvimento do esquema e imagem corporal na infância
- Impacto do esquema e imagem corporal no processo de aprendizagem
- Dificuldades de aprendizagem associadas à falta de consciência corporal
MÓDULO 4: PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL
- O Jogo Psicomotor e a Expressão Corporal
- Vínculo Afetivo e Terapia Psicomotora
- Psicomotricidade Relacional com Crianças e Adultos
MÓDULO 5: ESTRUTURAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL E A ORGANIZAÇÃO DA LEITURA E ESCRITA
- O papel da organização espaço-temporal na leitura e escrita
- Relação entre percepção espaço-temporal e habilidades escolares
- Exercícios de psicomotricidade para crianças com problemas de desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM)
MÓDULO 6: CORPO E MOVIMENTO
- Aspectos sociais, antropológicos e culturais do estudo do corpo e das atividades físicas
- O corpo e suas interfaces: movimento corporal e produção de identidades
- A Corporeidade como fundamento filosófico para compreender o corpo
MÓDULO 7: EXPRESSÃO CORPORAL E EDUCAÇÃO I
- Atividades rítmicas e expressivas como a Dança, a Capoeira, as Atividades Aquáticas e motoras adaptadas como práticas de inclusão
- Corpo e movimento na educação infantil
- Corpo e movimento no ensino fundamental I
MÓDULO 8: EXPRESSÃO CORPORAL E EDUCAÇÃO II
- Educação física escolar e interdisciplinaridade
- Corporeidade como base teórica para superar as concepções reducionistas na Educação Física
- O corpo e o movimento no Projeto Político-Pedagógico da escola
MÓDULO 9: A EDUCAÇÃO LÚDICA
- O Brincar na Primeira Infância
- Brincadeiras para Crianças em Idade Pré-Escolar
- Atividades Lúdicas para o Ensino Fundamental
MÓDULO 10: RECURSOS E MATERIAIS LÚDICOS
- Brincadeiras para Desenvolver a Coordenação Motora e a Criatividade
- Brincadeiras para Desenvolver a Linguagem e a Cognição
- Brincadeiras para Desenvolver a Socialização, a Autoestima, a Responsabilidade e a Empatia
MÓDULO 11: O BRINCAR E O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR
- A relação entre o corpo, o movimento e o lúdico
- Importância do brincar livre e estruturado no desenvolvimento infantil
- Atividades Lúdicas de Psicomotricidade para Crianças
MÓDULO 12: EDUCAÇÃO PSICOMOTORA E CORPOREIDADE NAS DIFERENTES CULTURAS
- Práticas educativas que unem cultura corporal e psicomotricidade na escola
- Educação psicomotora e as diversas expressões corporais culturais
- Psicomotricidade e valorização da identidade corporal e cultural
Objetivos
Explorar as bases teóricas do brincar e sua relação com o aprendizado, desenvolvimento motor, cognitivo, social e emocional da criança.
Abordar os fundamentos da psicomotricidade e sua aplicação na Educação Infantil, auxiliando no desenvolvimento da coordenação motora, equilíbrio, lateralidade, orientação espacial e percepção corporal.
Integrar práticas psicomotoras e brincadeiras à rotina escolar, favorecendo o desenvolvimento integral da criança.
Capacitar os profissionais para criar e adaptar estratégias e recursos pedagógicos lúdicos que estimulem a aprendizagem e o desenvolvimento infantil.

Duração: 720 horas |
Modalidade: Pós-Graduação EAD |
Público-alvo:
O curso é voltado para profissionais que já atuam ou desejam atuar na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental, além de especialistas comprometidos com o desenvolvimento infantil e a aplicação de práticas lúdicas e psicomotoras para potencializar a aprendizagem. |
Este curso é oferecido por:

Credenciamento EAD via Portaria de credenciamento EAD n° 1.048 de 31/05/2023, DOU 02/06/2023
