WhatsApp

Lúdico e a Psicomotricidade na Educação Infantil

MÓDULO 1: FUNDAMENTOS DA PSICOMOTRICIDADE

- Introdução à Psicomotricidade
- Desenvolvimento Psicomotor na Infância
- Teorias do Movimento e Corpo
- Fases do Desenvolvimento Motor

MÓDULO 2: DESENVOLVIMENTO MOTOR E PSICOMOTOR

- Desenvolvimento Cerebral e processos de aprendizagem
- Psicomotricidade, desenvolvimento psicomotor e a aprendizagem
- Desenvolvimento Infantil e Plasticidade Cerebral
- A criança e o movimento

MÓDULO 3: ESQUEMA CORPORAL, IMAGEM CORPORAL E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A APRENDIZAGEM

- Definição de esquema corporal e imagem corporal
- Desenvolvimento do esquema e imagem corporal na infância
- Impacto do esquema e imagem corporal no processo de aprendizagem
- Dificuldades de aprendizagem associadas à falta de consciência corporal

MÓDULO 4: PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL

- Conceito de Psicomotricidade Relacional
- O Jogo Psicomotor e a Expressão Corporal
- Vínculo Afetivo e Terapia Psicomotora
- Psicomotricidade Relacional com Crianças e Adultos

MÓDULO 5: ESTRUTURAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL E A ORGANIZAÇÃO DA LEITURA E ESCRITA

- Conceitos de lateralidade, orientação espacial e temporal
- O papel da organização espaço-temporal na leitura e escrita
- Relação entre percepção espaço-temporal e habilidades escolares
- Exercícios de psicomotricidade para crianças com problemas de desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM)

MÓDULO 6: CORPO E MOVIMENTO

- A história do corpo, da Pré-História ao século XXI
- Aspectos sociais, antropológicos e culturais do estudo do corpo e das atividades físicas
- O corpo e suas interfaces: movimento corporal e produção de identidades
- A Corporeidade como fundamento filosófico para compreender o corpo

MÓDULO 7: EXPRESSÃO CORPORAL E EDUCAÇÃO I

- O gesto corporal como elemento de expressão e comunicação
- Atividades rítmicas e expressivas como a Dança, a Capoeira, as Atividades Aquáticas e motoras adaptadas como práticas de inclusão
- Corpo e movimento na educação infantil
- Corpo e movimento no ensino fundamental I

MÓDULO 8: EXPRESSÃO CORPORAL E EDUCAÇÃO II

- Gestos que expressam significados sociais: sentido estético, educativo e dinamizador de vivências corporais
- Educação física escolar e interdisciplinaridade
- Corporeidade como base teórica para superar as concepções reducionistas na Educação Física
- O corpo e o movimento no Projeto Político-Pedagógico da escola

MÓDULO 9: A EDUCAÇÃO LÚDICA

- Pedagogia Lúdica: dimensões e conceitos
- O Brincar na Primeira Infância
- Brincadeiras para Crianças em Idade Pré-Escolar
- Atividades Lúdicas para o Ensino Fundamental

MÓDULO 10: RECURSOS E MATERIAIS LÚDICOS

- Recursos e materiais lúdicos: possibilidades para o desenvolvimento do brincar
- Brincadeiras para Desenvolver a Coordenação Motora e a Criatividade
- Brincadeiras para Desenvolver a Linguagem e a Cognição
- Brincadeiras para Desenvolver a Socialização, a Autoestima, a Responsabilidade e a Empatia

MÓDULO 11: O BRINCAR E O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR

- O papel do brincar no desenvolvimento psicomotor
- A relação entre o corpo, o movimento e o lúdico
- Importância do brincar livre e estruturado no desenvolvimento infantil
- Atividades Lúdicas de Psicomotricidade para Crianças

MÓDULO 12: EDUCAÇÃO PSICOMOTORA E CORPOREIDADE NAS DIFERENTES CULTURAS

- Corporeidade como construção cultural e impacto na psicomotricidade
- Práticas educativas que unem cultura corporal e psicomotricidade na escola
- Educação psicomotora e as diversas expressões corporais culturais
- Psicomotricidade e valorização da identidade corporal e cultural
Como funciona:
Cada unidade de aprendizagem é composta por uma apresentação; um capítulo de livro; uma dica do professor, que poderá ser uma videoaula; 1 quiz com 5 questões de múltipla escolha com o objetivo de promover melhor fixação de cada conteúdo, links e materiais complementares. Observa-se que o quiz não possuem caráter avaliativo, ou seja, não comporão sua nota para a certificação. Como avaliação, cada módulo contará com uma prova de 5 questões de múltipla escolha que valerá 10 pontos, sendo necessário atingir a nota mínima 6 para aprovação. Caso o aluno não obtenha essa nota na primeira tentativa, uma nova chance é disponibilizada. Por fim, se ainda na segunda tentativa o aluno for reprovado, ele poderá realizar uma nova tentativa mediante ao pagamento de uma taxa.

Explorar as bases teóricas do brincar e sua relação com o aprendizado, desenvolvimento motor, cognitivo, social e emocional da criança.
Abordar os fundamentos da psicomotricidade e sua aplicação na Educação Infantil, auxiliando no desenvolvimento da coordenação motora, equilíbrio, lateralidade, orientação espacial e percepção corporal.
Integrar práticas psicomotoras e brincadeiras à rotina escolar, favorecendo o desenvolvimento integral da criança.
Capacitar os profissionais para criar e adaptar estratégias e recursos pedagógicos lúdicos que estimulem a aprendizagem e o desenvolvimento infantil.


Curso de Lúdico e a Psicomotricidade na Educação Infantil
Lúdico e a Psicomotricidade na Educação Infantil
15x R$ 250,00 Apenas 15x R$ 99,00
Após o pagamento, o início do curso é imediato e você tem até 365 dias para concluir o curso
Duração: 720 horas
Modalidade: Pós-Graduação EAD
Público-alvo:

O curso é voltado para profissionais que já atuam ou desejam atuar na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental, além de especialistas comprometidos com o desenvolvimento infantil e a aplicação de práticas lúdicas e psicomotoras para potencializar a aprendizagem.


Este curso é oferecido por:

Faculdade Metropolitana

Scroll Up