WhatsApp

Avaliações Psicológicas

MÓDULO 1: FUNDAMENTOS DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

- Avaliação Psicológica e seus instrumentos: testes, entrevistas, observações sistemáticas e análises de documentos
- Escolha dos recursos para a avaliação psicológica e elaboração de laudos
- Avaliação psicológica coletiva x individualizada: resultados e recomendações
- Limites e princípios éticos da Avaliação Psicológica: competências do psicólogo e recomendações do CFP
- Avaliação Psicológica e seus instrumentos: testes, entrevistas, observações sistemáticas e análises de documentos
- Escolha dos recursos para a avaliação psicológica e elaboração de laudos
- Avaliação psicológica coletiva x individualizada: resultados e recomendações
- Limites e princípios éticos da Avaliação Psicológica: competências do psicólogo e recomendações do CFP
- Avaliação Psicológica e seus instrumentos: testes, entrevistas, observações sistemáticas e análises de documentos
- Escolha dos recursos para a avaliação psicológica e elaboração de laudos
- Avaliação psicológica coletiva x individualizada: resultados e recomendações
- Limites e princípios éticos da Avaliação Psicológica: competências do psicólogo e recomendações do CFP

MÓDULO 2: TESTES DE INTELIGÊNCIA I

- Escala de Inteligência Wechsler: aplicação em crianças e adultos (WISC IV e WAIS III)
- Escala Geral (MPR) e Escala de Matrizes de Vienna
- Testes não-verbais de inteligência (G-36, G-38, MIG, R1 e R2)
- Teste Não-Verbal de Inteligência Geral BETA-III e SON-R 2½-7[a]
- Escala de Inteligência Wechsler: aplicação em crianças e adultos (WISC IV e WAIS III)
- Escala Geral (MPR) e Escala de Matrizes de Vienna
- Testes não-verbais de inteligência (G-36, G-38, MIG, R1 e R2)
- Teste Não-Verbal de Inteligência Geral BETA-III e SON-R 2½-7[a]
- Escala de Inteligência Wechsler: aplicação em crianças e adultos (WISC IV e WAIS III)
- Escala Geral (MPR) e Escala de Matrizes de Vienna
- Testes não-verbais de inteligência (G-36, G-38, MIG, R1 e R2)
- Teste Não-Verbal de Inteligência Geral BETA-III e SON-R 2½-7[a]

MÓDULO 3: TESTES DE INTELIGÊNCIA II

- Raciocínio Abstrato, Espacial, Mecânico e Verbal (BRD_AR, BRD_SR, BRD_MR e BRD_VR)
- Teste Conciso de Raciocínio (TCR) e Teste de Desenvolvimento do Raciocínio Indutivo (TDRI)
- Teste de Aprendizagem Auditivo-Verbal de Rey
- Matrizes de Raven: Avançada e Progressiva Colorida (CPM)
- Raciocínio Abstrato, Espacial, Mecânico e Verbal (BRD_AR, BRD_SR, BRD_MR e BRD_VR)
- Teste Conciso de Raciocínio (TCR) e Teste de Desenvolvimento do Raciocínio Indutivo (TDRI)
- Teste de Aprendizagem Auditivo-Verbal de Rey
- Matrizes de Raven: Avançada e Progressiva Colorida (CPM)
- Raciocínio Abstrato, Espacial, Mecânico e Verbal (BRD_AR, BRD_SR, BRD_MR e BRD_VR)
- Teste Conciso de Raciocínio (TCR) e Teste de Desenvolvimento do Raciocínio Indutivo (TDRI)
- Teste de Aprendizagem Auditivo-Verbal de Rey
- Matrizes de Raven: Avançada e Progressiva Colorida (CPM)

MÓDULO 4: TESTES DE ATENÇÃO

- AOL, Bateria de Avaliação para Seleção - eletrônica (BASe) e Bateria Rotas de Atenção (Rotas)
- Bateria de Funções Mentais para Motorista - Testes de Atenção (BFM-1, BFM-2 e BFM-4)
- Avaliação da Atenção (BPA e BPA-2), Atenção Seletiva (EASV, TAS) e Atenção Dividida e Alternada (TEADI, TEALT)
- Testes de Atenção Concentrada: TEACO-FF, AC15, TEACO-2
- AOL, Bateria de Avaliação para Seleção - eletrônica (BASe) e Bateria Rotas de Atenção (Rotas)
- Bateria de Funções Mentais para Motorista - Testes de Atenção (BFM-1, BFM-2 e BFM-4)
- Avaliação da Atenção (BPA e BPA-2), Atenção Seletiva (EASV, TAS) e Atenção Dividida e Alternada (TEADI, TEALT)
- Testes de Atenção Concentrada: TEACO-FF, AC15, TEACO-2
- AOL, Bateria de Avaliação para Seleção - eletrônica (BASe) e Bateria Rotas de Atenção (Rotas)
- Bateria de Funções Mentais para Motorista - Testes de Atenção (BFM-1, BFM-2 e BFM-4)
- Avaliação da Atenção (BPA e BPA-2), Atenção Seletiva (EASV, TAS) e Atenção Dividida e Alternada (TEADI, TEALT)
- Testes de Atenção Concentrada: TEACO-FF, AC15, TEACO-2

MÓDULO 5: TESTES ESPECÍFICOS DE PERSONALIDADE I

- Escala Fatorial de Neuroticismo Revisada (EFN-R) e Escala Brasileira de Apego (EBRAPEG-A)
- Inventário de Expressão de Raiva como Estado e Traço (STAXI-2)
- Inventário Fatorial de Personalidade (IFP-6, IFP-II e IFP-R)
- Inventário Hogan de Personalidade (HPI) e Myers-Briggs Type Indicator (MBTI)
- Escala Fatorial de Neuroticismo Revisada (EFN-R) e Escala Brasileira de Apego (EBRAPEG-A)
- Inventário de Expressão de Raiva como Estado e Traço (STAXI-2)
- Inventário Fatorial de Personalidade (IFP-6, IFP-II e IFP-R)
- Inventário Hogan de Personalidade (HPI) e Myers-Briggs Type Indicator (MBTI)
- Escala Fatorial de Neuroticismo Revisada (EFN-R) e Escala Brasileira de Apego (EBRAPEG-A)
- Inventário de Expressão de Raiva como Estado e Traço (STAXI-2)
- Inventário Fatorial de Personalidade (IFP-6, IFP-II e IFP-R)
- Inventário Hogan de Personalidade (HPI) e Myers-Briggs Type Indicator (MBTI)

MÓDULO 6: TESTES ESPECÍFICOS DE PERSONALIDADE II

- Testes Expressivos (Palográfico)
- Elaboração de questionário de Personalidade para Crianças e Adolescentes (EPQ-J)
- Teste de Apercepção Infantil: Figuras de Animais e Humanas
- Z-Teste Coletivo e Individual Técnica de Zulliger
- Testes Expressivos (Palográfico)
- Elaboração de questionário de Personalidade para Crianças e Adolescentes (EPQ-J)
- Teste de Apercepção Infantil: Figuras de Animais e Humanas
- Z-Teste Coletivo e Individual Técnica de Zulliger
- Testes Expressivos (Palográfico)
- Elaboração de questionário de Personalidade para Crianças e Adolescentes (EPQ-J)
- Teste de Apercepção Infantil: Figuras de Animais e Humanas
- Z-Teste Coletivo e Individual Técnica de Zulliger

MÓDULO 7: TESTES DE INTERESSES, MOTIVAÇÕES, NECESSIDADES, EXPECTATIVAS E PERSONALIDADE

- Avaliação dos Interesses Profissionais (AIP), Questionário de Avaliação Tipológica (QUATI) e HumanGuide
- A Técnica do Desenho da Casa-Árvore-Pessoa (HTP)
- Teste de Pfister
- Bateria Fatorial de Personalidade (BFP)
- Avaliação dos Interesses Profissionais (AIP), Questionário de Avaliação Tipológica (QUATI) e HumanGuide
- A Técnica do Desenho da Casa-Árvore-Pessoa (HTP)
- Teste de Pfister
- Bateria Fatorial de Personalidade (BFP)
- Avaliação dos Interesses Profissionais (AIP), Questionário de Avaliação Tipológica (QUATI) e HumanGuide
- A Técnica do Desenho da Casa-Árvore-Pessoa (HTP)
- Teste de Pfister
- Bateria Fatorial de Personalidade (BFP)

MÓDULO 8: TESTES DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

- Bateria Online de Inteligência Emocional (BOLIE) e Inventário de Habilidades Sociais 2 (IHS 2 Del Prette)
- Escala de Desregulação Emocional Adultos e Escala de Desregulação Emocional Infanto-Juvenil (EDEA e EDEIJ)
- Escala de Maturidade Mental Colúmbia Edição Brasileira Revisada (CMMS 3)
- Marcadores De Resiliência Infantil (MRI) e Questionário de Busca Auto-Dirigida (SDS)
- Bateria Online de Inteligência Emocional (BOLIE) e Inventário de Habilidades Sociais 2 (IHS 2 Del Prette)
- Escala de Desregulação Emocional Adultos e Escala de Desregulação Emocional Infanto-Juvenil (EDEA e EDEIJ)
- Escala de Maturidade Mental Colúmbia Edição Brasileira Revisada (CMMS 3)
- Marcadores De Resiliência Infantil (MRI) e Questionário de Busca Auto-Dirigida (SDS)
- Bateria Online de Inteligência Emocional (BOLIE) e Inventário de Habilidades Sociais 2 (IHS 2 Del Prette)
- Escala de Desregulação Emocional Adultos e Escala de Desregulação Emocional Infanto-Juvenil (EDEA e EDEIJ)
- Escala de Maturidade Mental Colúmbia Edição Brasileira Revisada (CMMS 3)
- Marcadores De Resiliência Infantil (MRI) e Questionário de Busca Auto-Dirigida (SDS)

MÓDULO 9: TESTES DE APRENDIZAGEM, HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

- Escala de Identificação de Características Associadas às Altas Habilidades/Superdotação - Autorrelato (Eicah/Sd)
- Teste de Identificação de Sinais de Dislexia (TISD)
- Teste de Habilidades Sociais para crianças em situação escolar (THAS-C) e Teste de Habilidades e Conhecimento pré-alfabetização (THCP)
- Inventário de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competência Acadêmica para Crianças (SSRS)
- Escala de Identificação de Características Associadas às Altas Habilidades/Superdotação - Autorrelato (Eicah/Sd)
- Teste de Identificação de Sinais de Dislexia (TISD)
- Teste de Habilidades Sociais para crianças em situação escolar (THAS-C) e Teste de Habilidades e Conhecimento pré-alfabetização (THCP)
- Inventário de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competência Acadêmica para Crianças (SSRS)
- Escala de Identificação de Características Associadas às Altas Habilidades/Superdotação - Autorrelato (Eicah/Sd)
- Teste de Identificação de Sinais de Dislexia (TISD)
- Teste de Habilidades Sociais para crianças em situação escolar (THAS-C) e Teste de Habilidades e Conhecimento pré-alfabetização (THCP)
- Inventário de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competência Acadêmica para Crianças (SSRS)

MÓDULO 10: TESTES DE SAÚDE MENTAL E PSICOPATOLOGIA

- Escala de Ideação Suicida Beck (BSS) e Escala de Riscos para Suicídio (RISC)
- Inventário de Ansiedade Beck (BAI) e Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp
- Escala Brasileira de Burnout (EBBurn)
- Humor: Bateria de Escalas de Sintomas Internalizantes Infanto-juvenil (HUMOR-IJ)
- Escala de Ideação Suicida Beck (BSS) e Escala de Riscos para Suicídio (RISC)
- Inventário de Ansiedade Beck (BAI) e Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp
- Escala Brasileira de Burnout (EBBurn)
- Humor: Bateria de Escalas de Sintomas Internalizantes Infanto-juvenil (HUMOR-IJ)
- Escala de Ideação Suicida Beck (BSS) e Escala de Riscos para Suicídio (RISC)
- Inventário de Ansiedade Beck (BAI) e Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp
- Escala Brasileira de Burnout (EBBurn)
- Humor: Bateria de Escalas de Sintomas Internalizantes Infanto-juvenil (HUMOR-IJ)

MÓDULO 11: TESTES NEUROPSICOLÓGICOS

- Teste de Atenção Visual (TAVIS 4)
- Teste de Cancelamento dos Sinos e Teste de Memória de Reconhecimento Memore
- Teste Gestaltico Visomotor de Bender e Teste Wisconsin de Classificação de Cartas (WCST)
- Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve Infantil (NEUPSILIN-Inf)
- Teste de Atenção Visual (TAVIS 4)
- Teste de Cancelamento dos Sinos e Teste de Memória de Reconhecimento Memore
- Teste Gestaltico Visomotor de Bender e Teste Wisconsin de Classificação de Cartas (WCST)
- Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve Infantil (NEUPSILIN-Inf)
- Teste de Atenção Visual (TAVIS 4)
- Teste de Cancelamento dos Sinos e Teste de Memória de Reconhecimento Memore
- Teste Gestaltico Visomotor de Bender e Teste Wisconsin de Classificação de Cartas (WCST)
- Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve Infantil (NEUPSILIN-Inf)

MÓDULO 12: TESTES DE CRENÇAS, VALORES E ATITUDES

- Escala Baptista de Depressão - versão idosos (EBADEP-ID) e Escala de Desesperança BECK (BHS)
- Escala de Autoeficácia no Trabalho (EAE-T) e Escala de Inteligência Emocional Brasileira (EI-BR)
- Inventário de Personalidade Hexadimensional (IPHEXA)
- Psicodiagnóstico Miocinético (PMK)
- Escala Baptista de Depressão - versão idosos (EBADEP-ID) e Escala de Desesperança BECK (BHS)
- Escala de Autoeficácia no Trabalho (EAE-T) e Escala de Inteligência Emocional Brasileira (EI-BR)
- Inventário de Personalidade Hexadimensional (IPHEXA)
- Psicodiagnóstico Miocinético (PMK)
- Escala Baptista de Depressão - versão idosos (EBADEP-ID) e Escala de Desesperança BECK (BHS)
- Escala de Autoeficácia no Trabalho (EAE-T) e Escala de Inteligência Emocional Brasileira (EI-BR)
- Inventário de Personalidade Hexadimensional (IPHEXA)
- Psicodiagnóstico Miocinético (PMK)
Como funciona:
Cada unidade de aprendizagem é composta por uma apresentação; um capítulo de livro; uma dica do professor, que poderá ser uma videoaula; 1 quiz com 5 questões de múltipla escolha com o objetivo de promover melhor fixação de cada conteúdo, links e materiais complementares. Observa-se que o quiz não possuem caráter avaliativo, ou seja, não comporão sua nota para a certificação. Como avaliação, cada módulo contará com uma prova de 5 questões de múltipla escolha que valerá 10 pontos, sendo necessário atingir a nota mínima 6 para aprovação. Caso o aluno não obtenha essa nota na primeira tentativa, uma nova chance é disponibilizada. Por fim, se ainda na segunda tentativa o aluno for reprovado, ele poderá realizar uma nova tentativa mediante ao pagamento de uma taxa.

Capacitar os alunos a compreenderem os fundamentos teóricos subjacentes aos métodos de avaliação psicológica. Desenvolver habilidades práticas na seleção, administração e interpretação de uma variedade de instrumentos de avaliação psicológica. Explorar a ética e os aspectos legais envolvidos na prática da avaliação psicológica. Fornecer conhecimentos sobre as aplicações específicas da avaliação psicológica em diferentes contextos, como clínico, educacional, organizacional, forense, entre outros.


Curso de Avaliações Psicológicas
Avaliações Psicológicas
15x R$ 250,00 Apenas 15x R$ 99,00
Após o pagamento, o início do curso é imediato e você tem até 365 dias para concluir o curso
Duração: 720 horas
Modalidade: Pós-Graduação EAD
Público-alvo:

Psicólogos, terapeutas e outras pessoas interessadas. Lembrando que, de acordo com o CFP (Conselho Federal de Psicologia), a aplicação de testes psicológicos é restrita aos psicólogos devidamente cadastrados na entidade.


Este curso é oferecido por:

Faculdade Metropolitana

Scroll Up