Docência do Ensino Superior e Metodologias Ativas
MÓDULO 1: GESTÃO E A DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR
- Gestão do ensino: Plano Nacional de Ensino
- A gestão da escola: a educação como um sistema
- O Sistema Educacional no Modelo Centrado no Cliente
MÓDULO 2: NOVAS MODALIDADES: APRENDIZAGEM E TECNOLOGIA
- Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade
- Planejamento e Organização da Transmidialidade na Aprendizagem
- M-Learning: Educação e Mobilidade
MÓDULO 3: FUNDAMENTOS DAS METODOLOGIAS ATIVAS
- Metodologias Ativas no Currículo
- Tecnologia e Recursos para Metodologias Ativas e Colaborativa
- Organizar e planejar o trabalho escolar extraclasse: as metodologias ativas
MÓDULO 4: METODOLOGIAS ATIVAS PARA APRENDIZAGEM INDIVIDUAL
- Rotação Individual e Daily Journal (Diário de Bordo)
- Writing Across Curriculum: escrita através do currículo
- Modelo Flex e Mapas Conceituais
MÓDULO 5: METODOLOGIAS ATIVAS I
- Sala de Aula Invertida x Sala de Aula Tradicional
- Aprendizagem baseada em problemas e Aprendizagem baseada em projetos
- Fundamentos da Gamificação na Educação
MÓDULO 6: METODOLOGIAS ATIVAS II
- Ensino híbrido e seminários
- Estudo de caso, Storytelling e Design Thinking na Educação
- Promoção de debates, fishbowl e árvore de problemas
MÓDULO 7: PRÁTICAS DE METODOLOGIAS ATIVAS
- Educação linguística crítica e metodologias ativas: promovendo aprendizagem significativa
- TICs, Metodologias Ativas e Projetos Pedagógicos para Educação Midiática
- Metodologias Ativas: principais fundamentos e aplicação da IA
MÓDULO 8: INTRODUÇÃO AO JOGOS EDUCACIONAIS
- Aprendizagem Baseada em Jogos: quizzes, jogo da memória e tabuleiro
- Jogos e Gamificação para Acessibilidade e Inclusão
- Genially e Prezi: elaboração de apresentações para educadores
MÓDULO 9: ANDRAGOGIA
- A prática didática na andragogia
- Perfil de alunos e o pedagógico-andragógico
- Orientações curriculares para andragogia
MÓDULO 10: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM
- História e História da Educação
- Por uma sociologia crítica da educação
- Educação e cultura: aspectos conceituais
MÓDULO 11: DIVERSIDADE E INCLUSÃO
- Diversidade e inclusão
- Diversidade e inclusão social na sala de aula
- Educação, acessibilidade e IA: recursos tecnológicos para a diversidade e inclusão
MÓDULO 12: DIREITOS HUMANOS
- Declaração Universal dos Direitos Humanos
- Violência, poder e direitos humanos
- O sistema internacional de proteção dos Direitos Humanos
Objetivos
Desenvolver competências pedagógicas para o exercício da docência no ensino superior. Fomentar práticas avaliativas formativas e reflexivas. Promover a reflexão crítica sobre os desafios contemporâneos da educação superior, considerando aspectos epistemológicos, tecnológicos, éticos e sociais.

Duração: 720 horas |
Modalidade: Pós-Graduação EAD |
Público-alvo:
Profissionais graduados de todas as áreas do conhecimento que desejam atuar na docência do ensino superior ou que já desempenham essa função e buscam atualização e aprofundamento teórico-metodológico. |
Este curso é oferecido por:

Credenciamento EAD via Portaria de credenciamento EAD n° 1.048 de 31/05/2023, DOU 02/06/2023
