Transtorno Opositor Desafiador (TOD)
MÓDULO 1: PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA I
- Paradigmas e conceitos sobre a educação inclusiva
- Modelos e propostas educacionais na educação especial
- Proposta da educação especial e o ensino regular
MÓDULO 2: PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA II
- A inclusão de alunos com deficiência na educação básica
- Práticas e Metodologias inclusivas em sala de aula
- Processos educativos inclusivos
MÓDULO 3: EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ADAPTAÇÃO CURRICULAR
- Adaptação curricular na educação inclusiva: passo a passo
- A Educação Inclusiva e o processo de Avaliação
- Adaptação de matérias no ensino inclusivo
MÓDULO 4: DESENVOLVIMENTO CEREBRAL E NEUROAPRENDIZAGEM I
- Neuroplasticidade Cerebral
- Desenvolvimento Infantil e Plasticidade Cerebral
- Desenvolvimento Neuropsicomotor
MÓDULO 5: DESENVOLVIMENTO CEREBRAL E NEUROAPRENDIZAGEM II
- Desenvolvimento Cerebral e processos de aprendizagem
- Os princípios do Desenvolvimento Cognitivo
- Emoções: relação com o funcionamento cerebral e processos de aprendizagem
MÓDULO 6: ESTUDOS DO COMPORTAMENTO
- Panorama do comportamento no campo psicológico: conceitos e tendências (primórdios e efeitos do comportamento)
- Neurofisiologia do comportamento humano
- O determinante genético e histórico-social do comportamento humano
MÓDULO 7: PSICOLOGIA E OS COMPORTAMENTOS DESVIANTES
- Intervenção em Dificuldades de Atenção e Regulação do Comportamento
- Inventário de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competência Acadêmica para Crianças (SSRS)
- Elaboração de questionário de Avaliação de Habilidades Sociais e Comportamentos
MÓDULO 8: POSSÍVEIS CAUSAS DO TOD E OS FATORES DE RISCO
- O cérebro no TOD: Prevalência, curso e o desenvolvimento do transtorno
- Fatores de risco e comorbidades relacionadas ao TOD
- Birra infantil x TOD: diferenças e como lidar
MÓDULO 9: ESTRATÉGIAS DE TRATAMENTO PARA O TOD
- Escala de rastreio para o TOD e como aplicar
- Prognóstico e diagnóstico do TOD
- Tratamento psicoterápico e outras intervenções no TOD
MÓDULO 10: ENTENDENDO SOBRE AUTORREGULAÇÃO E AUTOCONTROLE NO AMBIENTE ESCOLAR
- Família e estilos de paternidade como abordagem terapêutica do TOD
- A autorregulação e autocontrole no ambiente escolar para indivíduos com TOD
- O Transtorno Opositor Desafiador na adolescência
MÓDULO 11: TRANSTORNOS RELACIONADOS AO TOD: TDAH E TEA
- Comorbidades relacionadas ao TDAH: TOD, Transtorno de Conduta e Síndrome de Tourette
- História do Autismo e sua definição
- TDAH, TEA, TOD: como encaminhar para avaliação psicológicas pela escola
MÓDULO 12: INTERVENÇÕES ESPECÍFICAS NA ESCOLA PARA INVÍDUOS COM TOD
- O Transtorno Opositor Desafiador (TOD) e os processos de ensino-aprendizagem
- Lidando com o TOD: a compreensão do comportamento da criança e dispositivos de segurança
- A comunicação com pais de alunos opositores na escola
Objetivos
Discutir os critérios diagnósticos do TOD com base no DSM-5. Analisar fatores etiológicos, comorbidades e aspectos neurobiológicos relacionados ao transtorno. Promover o desenvolvimento de estratégias de manejo comportamental e intervenção psicoeducacional.

Duração: 720 horas |
Modalidade: Pós-Graduação EAD |
Público-alvo:
Profissionais graduados em Psicologia, Pedagogia, Fonoaudiologia, Serviço Social, Psicopedagogia, Terapia Ocupacional, Educação Especial, entre outras áreas correlatas à saúde e educação. |
Este curso é oferecido por:

Credenciamento EAD via Portaria de credenciamento EAD n° 1.048 de 31/05/2023, DOU 02/06/2023
