WhatsApp

Transtorno Opositor Desafiador (TOD)

MÓDULO 1: PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA I

- Da exclusão à inclusão: aspectos históricos
- Paradigmas e conceitos sobre a educação inclusiva
- Modelos e propostas educacionais na educação especial
- Proposta da educação especial e o ensino regular

MÓDULO 2: PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA II

- AEE – Atendimento Educacional Especializado
- A inclusão de alunos com deficiência na educação básica
- Práticas e Metodologias inclusivas em sala de aula
- Processos educativos inclusivos

MÓDULO 3: EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ADAPTAÇÃO CURRICULAR

- PEI – Plano de desenvolvimento individual
- Adaptação curricular na educação inclusiva: passo a passo
- A Educação Inclusiva e o processo de Avaliação
- Adaptação de matérias no ensino inclusivo

MÓDULO 4: DESENVOLVIMENTO CEREBRAL E NEUROAPRENDIZAGEM I

- Fundamentos de Neuroanatomia Funcional
- Neuroplasticidade Cerebral
- Desenvolvimento Infantil e Plasticidade Cerebral
- Desenvolvimento Neuropsicomotor

MÓDULO 5: DESENVOLVIMENTO CEREBRAL E NEUROAPRENDIZAGEM II

- Fatores ambientais que influenciam a plasticidade do SNC
- Desenvolvimento Cerebral e processos de aprendizagem
- Os princípios do Desenvolvimento Cognitivo
- Emoções: relação com o funcionamento cerebral e processos de aprendizagem

MÓDULO 6: ESTUDOS DO COMPORTAMENTO

- O surgimento do estudo do comportamento
- Panorama do comportamento no campo psicológico: conceitos e tendências (primórdios e efeitos do comportamento)
- Neurofisiologia do comportamento humano
- O determinante genético e histórico-social do comportamento humano

MÓDULO 7: PSICOLOGIA E OS COMPORTAMENTOS DESVIANTES

- A psicologia do comportamento desviante
- Intervenção em Dificuldades de Atenção e Regulação do Comportamento
- Inventário de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competência Acadêmica para Crianças (SSRS)
- Elaboração de questionário de Avaliação de Habilidades Sociais e Comportamentos

MÓDULO 8: POSSÍVEIS CAUSAS DO TOD E OS FATORES DE RISCO

- Avaliação do comportamento e transtornos disruptivos: TOD e TC
- O cérebro no TOD: Prevalência, curso e o desenvolvimento do transtorno
- Fatores de risco e comorbidades relacionadas ao TOD
- Birra infantil x TOD: diferenças e como lidar

MÓDULO 9: ESTRATÉGIAS DE TRATAMENTO PARA O TOD

- Avaliação e diagnóstico para o TOD de acordo com o DSM-5
- Escala de rastreio para o TOD e como aplicar
- Prognóstico e diagnóstico do TOD
- Tratamento psicoterápico e outras intervenções no TOD

MÓDULO 10: ENTENDENDO SOBRE AUTORREGULAÇÃO E AUTOCONTROLE NO AMBIENTE ESCOLAR

- Tratamento psicossocial e treino de habilidades sociais no auxílio de indivíduos com TOD e TC
- Família e estilos de paternidade como abordagem terapêutica do TOD
- A autorregulação e autocontrole no ambiente escolar para indivíduos com TOD
- O Transtorno Opositor Desafiador na adolescência

MÓDULO 11: TRANSTORNOS RELACIONADOS AO TOD: TDAH E TEA

- Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) - Elementos e intervenção
- Comorbidades relacionadas ao TDAH: TOD, Transtorno de Conduta e Síndrome de Tourette
- História do Autismo e sua definição
- TDAH, TEA, TOD: como encaminhar para avaliação psicológicas pela escola

MÓDULO 12: INTERVENÇÕES ESPECÍFICAS NA ESCOLA PARA INVÍDUOS COM TOD

- Adaptação curricular, disciplinar e a atuação psicopedagógica para indivíduos com TOD
- O Transtorno Opositor Desafiador (TOD) e os processos de ensino-aprendizagem
- Lidando com o TOD: a compreensão do comportamento da criança e dispositivos de segurança
- A comunicação com pais de alunos opositores na escola
Como funciona:
Cada unidade de aprendizagem é composta por uma apresentação; um capítulo de livro; uma dica do professor, que poderá ser uma videoaula; 1 quiz com 5 questões de múltipla escolha com o objetivo de promover melhor fixação de cada conteúdo, links e materiais complementares. Observa-se que o quiz não possuem caráter avaliativo, ou seja, não comporão sua nota para a certificação. Como avaliação, cada módulo contará com uma prova de 5 questões de múltipla escolha com 5 alternativas de múltipla escolha, que valerá 10 pontos, sendo necessário atingir a nota mínima 6 para aprovação. Caso o aluno não obtenha essa nota na primeira tentativa, uma nova chance é disponibilizada. Por fim, se ainda na segunda tentativa o aluno for reprovado, ele poderá realizar uma nova tentativa mediante ao pagamento de uma taxa.

Discutir os critérios diagnósticos do TOD com base no DSM-5. Analisar fatores etiológicos, comorbidades e aspectos neurobiológicos relacionados ao transtorno. Promover o desenvolvimento de estratégias de manejo comportamental e intervenção psicoeducacional.


Curso de Transtorno Opositor Desafiador (TOD)
Transtorno Opositor Desafiador (TOD)
15x R$ 250,00 Apenas 15x R$ 99,00
Após o pagamento, o início do curso é imediato e você tem até 365 dias para concluir o curso
Duração: 720 horas
Modalidade: Pós-Graduação EAD
Público-alvo:

Profissionais graduados em Psicologia, Pedagogia, Fonoaudiologia, Serviço Social, Psicopedagogia, Terapia Ocupacional, Educação Especial, entre outras áreas correlatas à saúde e educação.


Este curso é oferecido por:

Faculdade Metropolitana

Scroll Up