Educação Inclusiva com Ênfase em Deficiência Intelectual, Física e Psicomotora
MÓDULO 1: FUNDAMENTOS DA PSICOMOTRICIDADE
- Desenvolvimento Psicomotor na Infância
- Teorias do Movimento e Corpo
- Fases do Desenvolvimento Motor
MÓDULO 2: DESENVOLVIMENTO MOTOR E PSICOMOTOR
- Psicomotricidade, desenvolvimento psicomotor e a aprendizagem
- Desenvolvimento Infantil e Plasticidade Cerebral
- A criança e o movimento
MÓDULO 3: A EDUCAÇÃO PSICOMOTORA I
- Inter-relação entre aspectos cognitivos, emocionais e motores
- O papel do brincar no desenvolvimento psicomotor
- A relação entre o corpo, o movimento e o lúdico
MÓDULO 4: A EDUCAÇÃO PSICOMOTORA II
- Importância do brincar livre e estruturado no desenvolvimento infantil
- Atividades Lúdicas de Psicomotricidade para Crianças
- O Jogo Psicomotor e a Expressão Corporal
MÓDULO 5: ESQUEMA CORPORAL, IMAGEM CORPORAL E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A APRENDIZAGEM
- Desenvolvimento do esquema e imagem corporal na infância
- Impacto do esquema e imagem corporal no processo de aprendizagem
- Dificuldades de aprendizagem associadas à falta de consciência corporal
MÓDULO 6: DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, FÍSICA E PSICOMOTORA I
- Alunos com Necessidades Educacionais Especiais: Deficiência Múltipla (DMU)
- Alunos com necessidades educacionais especiais: deficiência intelectual
- Alunos com Necessidades Educacionais Especiais: os distúrbios de aprendizagem associados à linguagem e à comunicação
MÓDULO 7: DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, FÍSICA E PSICOMOTORA II
- Dislexia
- Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) - Elementos e intervenção
- Capacidade atencional
MÓDULO 8: TRANSTORNOS GLOBAIS DE DESENVOLVIMENTO E ALTAS HABILIDADES
- Características específicas da Educação Especial e a relação com o TGD
- Inclusão escolar de alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação
- A formação e acompanhamento da tríade (escola, família e sociedade) para atender o processo ensino-aprendizagem de alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação
MÓDULO 9: EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PSICOMOTRICIDADE
- Metodologias de adaptação de atividades psicomotoras para atender a diversidade de alunos
- O papel da psicomotricidade no desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais
- Inovações e tecnologias assistivas que podem apoiar a psicomotricidade no contexto inclusivo
MÓDULO 10: TECNOLOGIA ASSISTIVA
- A CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde) e o desenho universal
- Softwares de acessibilidade na Educação: funções e usos
- Sala de recursos multifuncionais e acessibilidade na Educação
MÓDULO 11: COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA
- Metodologia PECS para o tratamento do TEA
- As 6 etapas do PECS e a condução da abordagem
- Aplicativos e recursos de comunicação alternativa
MÓDULO 12: DIVERSIDADE NA APRENDIZAGEM DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
- Diversidade e inclusão social na sala de aula
- Em busca de uma verdadeira prática inclusiva
- Brincadeiras, jogos e esportes para pessoas com deficiência auditiva, visual e intelectual
Objetivos
Aprofundar os princípios da psicomotricidade no contexto da inclusão. Proporciona conhecimento sobre a relação entre corpo, movimento e aprendizagem para alunos com necessidades especiais. Capacita profissionais para desenvolver estratégias educacionais que favoreçam o desenvolvimento integral e a participação ativa desses alunos no ambiente escolar.

Duração: 720 horas |
Modalidade: Pós-Graduação EAD |
Público-alvo:
Educadores, gestores escolares, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, assistentes sociais e outros profissionais que atuam ou desejam atuar na área da educação inclusiva. |
Este curso é oferecido por:

Credenciamento EAD via Portaria de credenciamento EAD n° 1.048 de 31/05/2023, DOU 02/06/2023
