Libras
MÓDULO 1: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, BIOLÓGICOS E LEGAIS DA SURDEZ
- História da educação de surdos
- Identidade Surda
- Legislação: Lei n°10.436
MÓDULO 2: DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS SURDOS: COGNITIVO, AFETIVO E SOCIAL
- Surdo ou surdo-mudo
- Surdocegueira
- CODA – Filhos ouvintes de pais surdos
MÓDULO 3: APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA
- Planejamento Curricular e inclusão
- Propostas educacionais e sociais direcionadas à pessoa surda
- Adaptação curricular para alunos surdos
MÓDULO 4: ASPECTOS LINGUÍSTICOS DA LIBRAS
- Aspectos linguísticos da Libras
- Parâmetros da Libras
- Expressão facial e linguagem corporal em Libras
MÓDULO 5: LETRAMENTO EM LIBRAS I
- Contação de histórias para surdos
- Humor na cultura surda
- Meios de Comunicação e Tecnologias da Informação para Surdos
MÓDULO 6: LETRAMENTO EM LIBRAS II
- Datas comemorativas na comunidade surda
- Estruturação dos sinais na formação das palavras na Libras
- O uso dos numerais na Libras
MÓDULO 7: LETRAMENTO EM LIBRAS III
- Os meios de transportes
- Os alimentos e refeições
- Tipos de Estado Civil e União em Libras
MÓDULO 8: LETRAMENTO EM LIBRAS IV
- A Conversação em Libras
- Escrita de sinais: signwriting
- Comunidade e Cultura Surda
MÓDULO 9: PRÁTICAS ESPECIAIS EM TILSP (TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO LIBRAS)
- O Intérprete Educacional no Ensino Superior: especificidades e desafios dos TILSP na mediação da relação entre o professor e o aluno
- A tradução e a interpretação de discursos semióticos em Libras: contribuições das metáforas e polissemias
- Práticas de Tradução de Libras de Textos Especializados
MÓDULO 10: FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE
- A didática e a sua contextualização histórica: uma abordagem sobre o ontem e o hoje na arte de ensinar
- Diversidade e inclusão social na sala de aula
- Preparando todos os Professores para ensinar a todos os alunos
Objetivos
Capacitar profissionais para o domínio da Língua Brasileira de Sinais (Libras), promovendo a comunicação inclusiva com a comunidade surda e contribuindo para a construção de ambientes educacionais, sociais e profissionais mais acessíveis.

Duração: 600 horas |
Modalidade: Pós-Graduação EAD |
Público-alvo:
Educadores, pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, profissionais da saúde, servidores públicos, intérpretes, comunicadores e demais interessados em atuar com acessibilidade e inclusão de pessoas surdas. |
Este curso é oferecido por:

Credenciamento EAD via Portaria de credenciamento EAD n° 1.048 de 31/05/2023, DOU 02/06/2023
