WhatsApp

TEA, TDAH e Inclusão: Saúde, Família e Sociedade

MÓDULO 1: CONTEXTUALIZAÇÃO E CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS DO AUTISMO

- História do Autismo e sua definição
- Sinais do TEA na infância
- Critérios diagnósticos do TEA
- A importância da família e o diagnóstico

MÓDULO 2: DESENVOLVIMENTO HUMANO E DESAFIOS EM INDIVÍDUOS COM TEA

- Avaliação neuropsicológica no TEA
- Ausências de habilidades x excessos de comportamentos disruptivos e inadequados
- Alterações sensoriais x Birras
- Estereotipias, comportamentos repetitivos e rigidez

MÓDULO 3: PROCESSOS DE INTERVENÇÃO APLICADOS AO TEA

- Escalas de avaliação (tipos de escalas: de triagem, diagnóstica e de evolução)
- Processos de Intervenção: Aspectos Farmacológicos, Psicossociais e Comportamentais
- Atendimento Interdisciplinar e Métodos de Intervenção
- Procedimentos e orientações à família e escola

MÓDULO 4: ABA NA ESCOLA E O PAPEL DOS PAIS

- Análise do Comportamento Aplicada e Educação
- Comportamento simbólico e alfabetização
- A interdisciplinaridade da ABA
- A importância dos pais e o treinamento em ABA

MÓDULO 5: EPIDEMIOLOGIA DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE

- Aspectos Neurobiológicos do TDAH
- Etiologia e Epidemiologia: Fatores de risco do TDAH
- Identificação e Avaliação do TDAH: DSM V e CID 11
- Subtipos ou Apresentações do TDAH

MÓDULO 6: SINTOMATOLOGIA DO TDAH NAS ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

- Sintomatologia do TDAH na primeira e segunda infância
- Sintomatologia do TDAH em adolescentes
- Sintomatologia do TDAH em adultos
- Sintomatologia do TDAH na terceira idade

MÓDULO 7: INTERVENÇÕES PSICOLÓGICAS PARA O TDAH

- Uso de Instrumentos, testes, escalas, questionários e protocolos aplicados ao TDAH
- A terapia cognitivo-comportamental para o paciente com TDAH
- Conduta de devolutiva psicológica aos pais da criança com TDAH
- Planejamento de sessões para indivíduos com TDAH: crianças, jovens e adultos

MÓDULO 8: PROGRAMA DE INTERVENÇÃO FOCADO EM QUESTÕES SENSÓRIO-MOTORAS

- Transtornos motores de base sensorial relacionados ao TDAH
- Procedimentos de avaliação motora no TDAH: aplicação de testes e diagnóstico
- Integração Sensorial para indivíduos com TDAH
- Acomodações sensoriais e Intervenção multidisciplinar no TDAH

MÓDULO 9: INTERVENÇÃO MULTIDISCIPLINAR NO TDAH

- Manejos comportamentais e psicoterapia para o TDAH
- Reabilitação neuropsicológica para indivíduos com TDAH
- Intervenção terapêutica familiar no TDAH
- Múltiplas abordagens para indivíduos com TDAH

MÓDULO 10: DESENVOLVIMENTO, APRENDIZAGEM E ABORDAGENS PSICOPEDAGÓGICAS

- Desenvolvimento socioemocional: Teoria Ecológica e Teoria do Desenvolvimento de Duração da Vida
- Abordagens psicopedagógicas: a Gestaltpedagogia, Psicodrama e Teoria Sistêmica
- Abordagens psicopedagógicas: a Psicanálise, Teoria Comportamental e Neuropsicologia
- TDAH, TEA, TOD: como encaminhar para avaliação psicológicas pela escola

MÓDULO 11: CRIANÇAS E FAMÍLIAS: RELAÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR

- Relações família-escola e a mediação da Psicologia Escolar
- Família: conflitos e espaços para a qualidade da interação com os filhos
- Experiências traumáticas, Desenvolvimento e Aprendizagem
- Criança e separação dos pais: influências e caminhos para a Psicologia Escolar

MÓDULO 12: PRÁTICAS INCLUSIVAS NA ESCOLA

- A Educação Inclusiva e o processo de Avaliação
- Aproximações e a colaboração do Lar-Escola
- Brincadeiras, jogos e esportes para pessoas com deficiência auditiva, visual e intelectual
- Paralisia cerebral - Inclusão escolar com o uso da TIC
Como funciona:
Cada unidade de aprendizagem é composta por uma apresentação; um capítulo de livro; uma dica do professor, que poderá ser uma videoaula; 1 quiz com 5 questões de múltipla escolha com o objetivo de promover melhor fixação de cada conteúdo, links e materiais complementares. Observa-se que o quiz não possuem caráter avaliativo, ou seja, não comporão sua nota para a certificação. Como avaliação, cada módulo contará com uma prova de 5 questões de múltipla escolha com 5 alternativas de múltipla escolha, que valerá 10 pontos, sendo necessário atingir a nota mínima 6 para aprovação. Caso o aluno não obtenha essa nota na primeira tentativa, uma nova chance é disponibilizada. Por fim, se ainda na segunda tentativa o aluno for reprovado, ele poderá realizar uma nova tentativa mediante ao pagamento de uma taxa.

Ampliar o conhecimento sobre o TEA e o TDAH. Discutir estratégias práticas de inclusão escolar e social. Refletir sobre o impacto dos transtornos na dinâmica familiar e nas relações sociais.


Curso de TEA, TDAH e Inclusão: Saúde, Família e Sociedade
TEA, TDAH e Inclusão: Saúde, Família e Sociedade
15x R$ 250,00 Apenas 15x R$ 99,00
Após o pagamento, o início do curso é imediato e você tem até 365 dias para concluir o curso
Duração: 720 horas
Modalidade: Pós-Graduação EAD
Público-alvo:

Profissionais graduados em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Psicopedagogia, Enfermagem, Educação Física, Medicina, entre outros interessados na temática da inclusão e dos transtornos do neurodesenvolvimento.
 


Este curso é oferecido por:

Faculdade Metropolitana

Scroll Up