TEA, TDAH e Inclusão: Saúde, Família e Sociedade
MÓDULO 1: CONTEXTUALIZAÇÃO E CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS DO AUTISMO
- Sinais do TEA na infância
- Critérios diagnósticos do TEA
- A importância da família e o diagnóstico
MÓDULO 2: DESENVOLVIMENTO HUMANO E DESAFIOS EM INDIVÍDUOS COM TEA
- Ausências de habilidades x excessos de comportamentos disruptivos e inadequados
- Alterações sensoriais x Birras
- Estereotipias, comportamentos repetitivos e rigidez
MÓDULO 3: PROCESSOS DE INTERVENÇÃO APLICADOS AO TEA
- Processos de Intervenção: Aspectos Farmacológicos, Psicossociais e Comportamentais
- Atendimento Interdisciplinar e Métodos de Intervenção
- Procedimentos e orientações à família e escola
MÓDULO 4: ABA NA ESCOLA E O PAPEL DOS PAIS
- Comportamento simbólico e alfabetização
- A interdisciplinaridade da ABA
- A importância dos pais e o treinamento em ABA
MÓDULO 5: EPIDEMIOLOGIA DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE
- Etiologia e Epidemiologia: Fatores de risco do TDAH
- Identificação e Avaliação do TDAH: DSM V e CID 11
- Subtipos ou Apresentações do TDAH
MÓDULO 6: SINTOMATOLOGIA DO TDAH NAS ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
- Sintomatologia do TDAH em adolescentes
- Sintomatologia do TDAH em adultos
- Sintomatologia do TDAH na terceira idade
MÓDULO 7: INTERVENÇÕES PSICOLÓGICAS PARA O TDAH
- A terapia cognitivo-comportamental para o paciente com TDAH
- Conduta de devolutiva psicológica aos pais da criança com TDAH
- Planejamento de sessões para indivíduos com TDAH: crianças, jovens e adultos
MÓDULO 8: PROGRAMA DE INTERVENÇÃO FOCADO EM QUESTÕES SENSÓRIO-MOTORAS
- Procedimentos de avaliação motora no TDAH: aplicação de testes e diagnóstico
- Integração Sensorial para indivíduos com TDAH
- Acomodações sensoriais e Intervenção multidisciplinar no TDAH
MÓDULO 9: INTERVENÇÃO MULTIDISCIPLINAR NO TDAH
- Reabilitação neuropsicológica para indivíduos com TDAH
- Intervenção terapêutica familiar no TDAH
- Múltiplas abordagens para indivíduos com TDAH
MÓDULO 10: DESENVOLVIMENTO, APRENDIZAGEM E ABORDAGENS PSICOPEDAGÓGICAS
- Abordagens psicopedagógicas: a Gestaltpedagogia, Psicodrama e Teoria Sistêmica
- Abordagens psicopedagógicas: a Psicanálise, Teoria Comportamental e Neuropsicologia
- TDAH, TEA, TOD: como encaminhar para avaliação psicológicas pela escola
MÓDULO 11: CRIANÇAS E FAMÍLIAS: RELAÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR
- Família: conflitos e espaços para a qualidade da interação com os filhos
- Experiências traumáticas, Desenvolvimento e Aprendizagem
- Criança e separação dos pais: influências e caminhos para a Psicologia Escolar
MÓDULO 12: PRÁTICAS INCLUSIVAS NA ESCOLA
- Aproximações e a colaboração do Lar-Escola
- Brincadeiras, jogos e esportes para pessoas com deficiência auditiva, visual e intelectual
- Paralisia cerebral - Inclusão escolar com o uso da TIC
Objetivos
Ampliar o conhecimento sobre o TEA e o TDAH. Discutir estratégias práticas de inclusão escolar e social. Refletir sobre o impacto dos transtornos na dinâmica familiar e nas relações sociais.

Duração: 720 horas |
Modalidade: Pós-Graduação EAD |
Público-alvo:
Profissionais graduados em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Psicopedagogia, Enfermagem, Educação Física, Medicina, entre outros interessados na temática da inclusão e dos transtornos do neurodesenvolvimento. |
Este curso é oferecido por:

Credenciamento EAD via Portaria de credenciamento EAD n° 1.048 de 31/05/2023, DOU 02/06/2023
