Metodologia do Ensino de História
MÓDULO 1: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM
- História e História da Educação
- Por uma sociologia crítica da educação
- Educação e cultura: aspectos conceituais
MÓDULO 2: O ENSINO DE HISTÓRIA NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
- O ensino de história na sociedade do conhecimento: novas relações entre currículo e historiografia
- O ensino de história e a alteridade na França: algumas perspectivas para reflexão e pesquisa
- Ensinar história em tempos de memória
MÓDULO 3: ENSINO E APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA
- Ensino e aprendizagem de História no segundo ciclo
- Aprender e ensinar História no ensino fundamental
- PCNs: A História no ensino fundamental
MÓDULO 4: O ENSINO DE HISTÓRIA E A IDEOLOGIA
- Identidades e o ensino de história no Brasil
- Política e gestão do passado
- Os meios de comunicação de massa e a educação
MÓDULO 5: PROCESSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS E AS MÚLTIPLAS DIMENSÕES DA CULTURA.
- A cultura e a sociedade
- Processo de construção da cultura da humanidade e objeto da produção do conhecimento científico
- Por uma perspectiva interdisciplinar no ensino da cultura: a articulação dos saberes no dia a dia na sala de aula
MÓDULO 6: FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA
- A psicologia da educação e seus elementos essenciais
- Escolas Psicológicas e os processos de aprendizagem.
- Teorias da aprendizagem
MÓDULO 7: DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
- Desenvolvimento Cognitivo
- A teoria de Piaget
- Sociologia construtivista
MÓDULO 8: PROFESSOR DE HISTÓRIA E HISTORIADOR
- Disciplina e eventualidade: historiadores, conhecimento e ensino do passado
- A história vive? Que história vive?
- Um encontro de disciplinas: a História das mentalidades e a psicologia das representações sociais
MÓDULO 9: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS
- Ensino e Aprendizagem Inovadoras com Tecnologias Audiovisuais e Telemáticas
- As Novas Tecnologias da Comunicação e Informação, a Escola e os Professores
- A Ciência e a Tecnologia em Tempos de Incerteza
MÓDULO 10: DIVERSIDADE E INCLUSÃO
- Diversidade e inclusão
- O Direito e a educação para a diversidade
- Diversidade e inclusão social na sala de aula
MÓDULO 11: DIREITOS HUMANOS
- DIREITOS HUMANOS
- Declaração Universal dos Direitos Humanos
- O sistema internacional de proteção dos Direitos Humanos
MÓDULO 12: DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
- Relação Professor/Aluno
- Papel do professor
- Os sistemas de avaliação do ensino superior: Censo da Educação superior, Enade, Sinaes
Objetivos

Duração: 480 horas |
Modalidade: Pós-Graduação EAD |
Público-alvo:
Destinado a profissionais da educação, tais como gestores educacionais, professores das redes públicas e privadas, tutores, cuidadores escolares, inspetores, e interessados na área de educação.A Pós-Graduação Lato Sensu tem por objetivo especializar o estudante na área de interesse. Observa-se que os cursos de pós-graduação não habilitam para o exercício profissional, mas sim os cursos de graduação. |
Este curso é oferecido por:

Credenciamento EAD via Portaria de credenciamento EAD n° 1.048 de 31/05/2023, DOU 02/06/2023
