WhatsApp

Metodologia do Ensino de História

MÓDULO 1: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM

- Prática Educativa
- História e História da Educação
- Por uma sociologia crítica da educação
- Educação e cultura: aspectos conceituais

MÓDULO 2: O ENSINO DE HISTÓRIA NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO

- Introdução: história, identidade e nação
- O ensino de história na sociedade do conhecimento: novas relações entre currículo e historiografia
- O ensino de história e a alteridade na França: algumas perspectivas para reflexão e pesquisa
- Ensinar história em tempos de memória

MÓDULO 3: ENSINO E APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA

- Ensino e aprendizagem de História no primeiro ciclo
- Ensino e aprendizagem de História no segundo ciclo
- Aprender e ensinar História no ensino fundamental
- PCNs: A História no ensino fundamental

MÓDULO 4: O ENSINO DE HISTÓRIA E A IDEOLOGIA

- Efeitos do conteúdo da forma na lembrança repetida de histórias nacionais
- Identidades e o ensino de história no Brasil
- Política e gestão do passado
- Os meios de comunicação de massa e a educação

MÓDULO 5: PROCESSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS E AS MÚLTIPLAS DIMENSÕES DA CULTURA.

- Processos didático-pedagógicos e as múltiplas dimensões da cultura
- A cultura e a sociedade
- Processo de construção da cultura da humanidade e objeto da produção do conhecimento científico
- Por uma perspectiva interdisciplinar no ensino da cultura: a articulação dos saberes no dia a dia na sala de aula

MÓDULO 6: FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA

- Histórico e conceito de psicologia do desenvolvimento
- A psicologia da educação e seus elementos essenciais
- Escolas Psicológicas e os processos de aprendizagem.
- Teorias da aprendizagem

MÓDULO 7: DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

- Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição.
- Desenvolvimento Cognitivo
- A teoria de Piaget
- Sociologia construtivista

MÓDULO 8: PROFESSOR DE HISTÓRIA E HISTORIADOR

- O historiador enquanto pesquisador e o desdobramento para a doxa
- Disciplina e eventualidade: historiadores, conhecimento e ensino do passado
- A história vive? Que história vive?
- Um encontro de disciplinas: a História das mentalidades e a psicologia das representações sociais

MÓDULO 9: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS

- Sociologia da educação digital
- Ensino e Aprendizagem Inovadoras com Tecnologias Audiovisuais e Telemáticas
- As Novas Tecnologias da Comunicação e Informação, a Escola e os Professores
- A Ciência e a Tecnologia em Tempos de Incerteza

MÓDULO 10: DIVERSIDADE E INCLUSÃO

- Diversidade e educação
- Diversidade e inclusão
- O Direito e a educação para a diversidade
- Diversidade e inclusão social na sala de aula

MÓDULO 11: DIREITOS HUMANOS

- A evolução histórica dos direitos humanos
- DIREITOS HUMANOS
- Declaração Universal dos Direitos Humanos
- O sistema internacional de proteção dos Direitos Humanos

MÓDULO 12: DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

- Andragogia ? princípios da educação de jovens e adultos
- Relação Professor/Aluno
- Papel do professor
- Os sistemas de avaliação do ensino superior: Censo da Educação superior, Enade, Sinaes
Como funciona:
Cada unidade de aprendizagem é composta por uma apresentação; um capítulo de livro; uma dica do professor, que poderá ser uma videoaula; 1 quiz com 5 questões de múltipla escolha com o objetivo de promover melhor fixação de cada conteúdo, links e materiais complementares. Observa-se que o quiz não possuem caráter avaliativo, ou seja, não comporão sua nota para a certificação. Como avaliação, cada módulo contará com uma prova de 5 questões de múltipla escolha que valerá 10 pontos, sendo necessário atingir a nota mínima 6 para aprovação. Caso o aluno não obtenha essa nota na primeira tentativa, uma nova chance é disponibilizada. Por fim, se ainda na segunda tentativa o aluno for reprovado, ele poderá realizar uma nova tentativa mediante ao pagamento de uma taxa.


Curso de Metodologia do Ensino de História
Metodologia do Ensino de História
15x R$ 250,00 Apenas 15x R$ 99,00
Após o pagamento, o início do curso é imediato e você tem até 365 dias para concluir o curso
Duração: 480 horas
Modalidade: Pós-Graduação EAD
Público-alvo:

Destinado a profissionais da educação, tais como gestores educacionais, professores das redes públicas e privadas, tutores, cuidadores escolares, inspetores, e interessados na área de educação.A Pós-Graduação Lato Sensu tem por objetivo especializar o estudante na área de interesse. Observa-se que os cursos de pós-graduação não habilitam para o exercício profissional, mas sim os cursos de graduação.


Este curso é oferecido por:

Faculdade Metropolitana

Scroll Up