Alfabetização e Letramento
MÓDULO 1: COMUNICAÇÃO, LINGUAGEM E ESCRITA
- Estratégias de leitura - texto e intertextualidade
- Ler e escrever – A aprendizagem da leitura e escrita
- A relação entre o ensino de leitura, produção textual e gramática
MÓDULO 2: ESTRATÉGIAS DE LEITURA
- Estratégias de leitura - leitura textual ou literal
- Ordem de apresentação das letras e rotas de leitura
- Teorias de Alfabetização e estímulo de áreas neurológicas fundamentais: leitura, escrita e compreensão leitora
MÓDULO 3: PROCESSAMENTO LINGUÍSTICO
- Computação gramatical: ato de fala, intenção, conhecimento linguístico e expressão linguística
- Processamento de palavras: reconhecimento da palavra e mecanismos
- Aquisição e desenvolvimento da linguagem: reconhecimento de propriedades da língua e comunicação
MÓDULO 4: DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
- Teorias pedagógicas: um estudo sobre inatismo, empirismo e interacionismo
- Teorias de aquisição da linguagem: empirismo (behaviorismo), racionalismo, inatismo e construtivismo
- Os princípios do Desenvolvimento Cognitivo
MÓDULO 5: PSICOLINGUÍSTICA E PROCESSOS DE APRENDIZAGEM
- Psicolinguística e alfabetização: processos envolvidos na aprendizagem da leitura e da escrita
- Psicolinguística e leitura: a necessidade de estímulos e instruções
- Alunos com Necessidades Educacionais Especiais: os distúrbios de aprendizagem associados à linguagem e à comunicação
MÓDULO 6: TEORIAS DA ALFABETIZAÇÃO
- Comportamento simbólico e alfabetização
- Contexto de alfabetização em sala de aula
- Funções Executivas e o aprendizado da leitura e escrita
MÓDULO 7: LETRAMENTO NO BRASIL
- Leitura, Escrita e Subjetividade no Espaço Social
- Pedagogia da Leitura e da Escrita
- Pedagogia do Letramento e da Alfabetização
MÓDULO 8: PRINCIPAIS CONCEITOS DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
- Alfabetização: Práticas Sociais de Leitura e Escrita
- Letramento literário: aprender a conhecer por meio da arte
- Práticas de letramento e recursos pedagógicos
MÓDULO 9: LÚDICO E AS AVALIAÇÕES NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
- Articulação entre literatura e alfabetização
- Avaliação na alfabetização: o contexto do letramento
- Da soletração a consciência fonológica: métodos sintéticos
MÓDULO 10: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE JOVENS E ADULTOS
- A Tecnologia na EJA: A Informática e a Educação de Jovens e Adultos
- Paulo Freire e a leitura do mundo no EJA
- Métodos e processos de alfabetização de jovens e adultos
MÓDULO 11: POLÍTICAS PÚBLICAS RELACIONADAS À ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
- Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)
- Alfabetização e letramento nas políticas públicas: convergências e divergências com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
- Letramento como prática e poder social
MÓDULO 12: A DOCÊNCIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
- A alfabetização como componente do agir autônomo e crítico
- O papel dos conhecimentos de mundo no processo de alfabetização
- Desafios atuais do letramento educação infantil
Objetivos
Compreender os fundamentos teóricos e metodológicos da alfabetização e do letramento nas diversas abordagens educacionais; Refletir sobre os desafios históricos, sociais e culturais da alfabetização no Brasil, com foco na superação do analfabetismo funcional; Estudar os processos de aquisição da linguagem escrita à luz da linguística, da psicogênese e da neurociência; Planejar e desenvolver práticas pedagógicas inovadoras, inclusivas e contextualizadas para o ensino da leitura e da escrita;

Duração: 720 horas |
Modalidade: Pós-Graduação EAD |
Público-alvo:
O curso é destinado a professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais e gestores escolares. Também se direciona a licenciados em Pedagogia ou em áreas afins, bem como a profissionais da Educação que atuam com alfabetização e letramento em diferentes contextos, como a Educação de Jovens e Adultos (EJA), projetos sociais, organizações não governamentais (ONGs), entre outros. |
Este curso é oferecido por:

Credenciamento EAD via Portaria de credenciamento EAD n° 1.048 de 31/05/2023, DOU 02/06/2023
