Alfabetização e Letramento e a Psicopedagogia Institucional
MÓDULO 1: COMUNICAÇÃO, LINGUAGEM E ESCRITA
- Estratégias de leitura - texto e intertextualidade
- Ler e escrever – A aprendizagem da leitura e escrita
- A relação entre o ensino de leitura, produção textual e gramática
MÓDULO 2: ESTRATÉGIAS DE LEITURA
- Estratégias de leitura - leitura textual ou literal
- Ordem de apresentação das letras e rotas de leitura
- Teorias de Alfabetização e estímulo de áreas neurológicas fundamentais: leitura, escrita e compreensão leitora
MÓDULO 3: TEORIAS DA ALFABETIZAÇÃO
- Comportamento simbólico e alfabetização
- Contexto de alfabetização em sala de aula
- Funções Executivas e o aprendizado da leitura e escrita
MÓDULO 4: LETRAMENTO NO BRASIL
- Leitura, Escrita e Subjetividade no Espaço Social
- Pedagogia da Leitura e da Escrita
- Pedagogia do Letramento e da Alfabetização
MÓDULO 5: PRINCIPAIS CONCEITOS DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
- Alfabetização: Práticas Sociais de Leitura e Escrita
- Letramento literário: aprender a conhecer por meio da arte
- Práticas de letramento e recursos pedagógicos
MÓDULO 6: FUNDAMENTOS DA PSICOPEDAGOGIA
- A visão sistêmica e a psicopedagogia
- Pensando a escola como instituição
- Recursos psicopedagógicos para o diagnóstico na instituição educacional
MÓDULO 7: VYGOTSKY E A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
- Bases epistemológicas de Vygotsky
- A função do instrumento, do símbolo e da linguagem no desenvolvimento humano
- A formação de conceitos elementares e científicos segundo Vygotsky
MÓDULO 8: A TEORIA DE PIAGET
- O modelo piagetiano e desenvolvimento mental
- Estágios do desenvolvimento da teoria piagetiana
- O desenvolvimento da inteligência segundo Piaget
MÓDULO 9: NEUROALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO
- Consciência fonológica e domínio do princípio alfabético
- Audição e construção da linguagem e do léxico gramatical
- Habilidade de decodificar para ler e recodificar para escrever
MÓDULO 10: PROCESSAMENTO LINGUÍSTICO
- Computação gramatical: ato de fala, intenção, conhecimento linguístico e expressão linguística
- Processamento de palavras: reconhecimento da palavra e mecanismos
- Aquisição e desenvolvimento da linguagem: reconhecimento de propriedades da língua e comunicação
MÓDULO 11: DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
- Teorias pedagógicas: um estudo sobre inatismo, empirismo e interacionismo
- Teorias de aquisição da linguagem: empirismo (behaviorismo), racionalismo, inatismo e construtivismo
- Os princípios do Desenvolvimento Cognitivo
MÓDULO 12: PSICOLINGUÍSTICA E PROCESSOS DE APRENDIZAGEM
- Psicolinguística e alfabetização: processos envolvidos na aprendizagem da leitura e da escrita
- Psicolinguística e leitura: a necessidade de estímulos e instruções
- Alunos com Necessidades Educacionais Especiais: os distúrbios de aprendizagem associados à linguagem e à comunicação
MÓDULO 13: INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS
- Introdução à atuação psicopedagógica nos problemas de aprendizagem
- Identificar para intervir nos problemas de aprendizagem
- Avaliação da cognição e metacognição
MÓDULO 14: DESENVOLVIMENTO, APRENDIZAGEM E ABORDAGENS PSICOPEDAGÓGICAS
- Abordagens psicopedagógicas: a Gestaltpedagogia, Psicodrama e Teoria Sistêmica
- Abordagens psicopedagógicas: a Psicanálise, Teoria Comportamental e Neuropsicologia
- TDAH, TEA, TOD: como encaminhar para avaliação psicológicas pela escola
Objetivos
Compreender as principais teorias e metodologias de alfabetização e letramento, analisando suas implicações para a prática docente. Promover a reflexão sobre os processos de aquisição da leitura e da escrita, suas dificuldades e os fatores que influenciam a aprendizagem. Capacitar o profissional para identificar dificuldades e transtornos de aprendizagem, propondo estratégias psicopedagógicas adequadas para a intervenção. Desenvolver habilidades para a atuação psicopedagógica institucional, com foco na inclusão e no apoio ao desenvolvimento integral do aluno.

Duração: 720 horas |
Modalidade: Pós-Graduação EAD |
Público-alvo:
O curso de pós-graduação em Alfabetização e Letramento e a Psicopedagogia Institucional é voltado para profissionais da educação e áreas correlatas que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o processo de aquisição da leitura e da escrita, bem como sobre as dificuldades de aprendizagem e a atuação psicopedagógica em instituições de ensino. |
Este curso é oferecido por:

Credenciamento EAD via Portaria de credenciamento EAD n° 1.048 de 31/05/2023, DOU 02/06/2023
