WhatsApp

Alfabetização e Letramento e a Psicopedagogia Institucional

MÓDULO 1: COMUNICAÇÃO, LINGUAGEM E ESCRITA

- Comunicação: Linguagem e leitura
- Estratégias de leitura - texto e intertextualidade
- Ler e escrever – A aprendizagem da leitura e escrita
- A relação entre o ensino de leitura, produção textual e gramática

MÓDULO 2: ESTRATÉGIAS DE LEITURA

- A coesão textual: mecanismos de referenciação
- Estratégias de leitura - leitura textual ou literal
- Ordem de apresentação das letras e rotas de leitura
- Teorias de Alfabetização e estímulo de áreas neurológicas fundamentais: leitura, escrita e compreensão leitora

MÓDULO 3: TEORIAS DA ALFABETIZAÇÃO

- Introdução à alfabetização
- Comportamento simbólico e alfabetização
- Contexto de alfabetização em sala de aula
- Funções Executivas e o aprendizado da leitura e escrita

MÓDULO 4: LETRAMENTO NO BRASIL

- Letramento: história e conceitos
- Leitura, Escrita e Subjetividade no Espaço Social
- Pedagogia da Leitura e da Escrita
- Pedagogia do Letramento e da Alfabetização

MÓDULO 5: PRINCIPAIS CONCEITOS DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

- Alfabetização e Letramento: Conceitos e Processos
- Alfabetização: Práticas Sociais de Leitura e Escrita
- Letramento literário: aprender a conhecer por meio da arte
- Práticas de letramento e recursos pedagógicos

MÓDULO 6: FUNDAMENTOS DA PSICOPEDAGOGIA

- Psicopedagogia: pressupostos teóricos
- A visão sistêmica e a psicopedagogia
- Pensando a escola como instituição
- Recursos psicopedagógicos para o diagnóstico na instituição educacional

MÓDULO 7: VYGOTSKY E A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

- Psicologia do Desenvolvimento: fundamentos, histórico e abordagens
- Bases epistemológicas de Vygotsky
- A função do instrumento, do símbolo e da linguagem no desenvolvimento humano
- A formação de conceitos elementares e científicos segundo Vygotsky

MÓDULO 8: A TEORIA DE PIAGET

- Princípios fundamentais da Teoria de Piaget
- O modelo piagetiano e desenvolvimento mental
- Estágios do desenvolvimento da teoria piagetiana
- O desenvolvimento da inteligência segundo Piaget

MÓDULO 9: NEUROALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO

- Constituição do léxico ortográfico
- Consciência fonológica e domínio do princípio alfabético
- Audição e construção da linguagem e do léxico gramatical
- Habilidade de decodificar para ler e recodificar para escrever

MÓDULO 10: PROCESSAMENTO LINGUÍSTICO

- Língua e linguagem
- Computação gramatical: ato de fala, intenção, conhecimento linguístico e expressão linguística
- Processamento de palavras: reconhecimento da palavra e mecanismos
- Aquisição e desenvolvimento da linguagem: reconhecimento de propriedades da língua e comunicação

MÓDULO 11: DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM

- O papel da linguagem no desenvolvimento e na aprendizagem
- Teorias pedagógicas: um estudo sobre inatismo, empirismo e interacionismo
- Teorias de aquisição da linguagem: empirismo (behaviorismo), racionalismo, inatismo e construtivismo
- Os princípios do Desenvolvimento Cognitivo

MÓDULO 12: PSICOLINGUÍSTICA E PROCESSOS DE APRENDIZAGEM

- Produção da linguagem: processamentos mentais envolvidos na fala
- Psicolinguística e alfabetização: processos envolvidos na aprendizagem da leitura e da escrita
- Psicolinguística e leitura: a necessidade de estímulos e instruções
- Alunos com Necessidades Educacionais Especiais: os distúrbios de aprendizagem associados à linguagem e à comunicação

MÓDULO 13: INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS

- Intervenção psicopedagógica no processo de alfabetização
- Introdução à atuação psicopedagógica nos problemas de aprendizagem
- Identificar para intervir nos problemas de aprendizagem
- Avaliação da cognição e metacognição

MÓDULO 14: DESENVOLVIMENTO, APRENDIZAGEM E ABORDAGENS PSICOPEDAGÓGICAS

- Principais transtornos de aprendizagem
- Abordagens psicopedagógicas: a Gestaltpedagogia, Psicodrama e Teoria Sistêmica
- Abordagens psicopedagógicas: a Psicanálise, Teoria Comportamental e Neuropsicologia
- TDAH, TEA, TOD: como encaminhar para avaliação psicológicas pela escola
Como funciona:
Cada unidade de aprendizagem é composta por uma apresentação; um capítulo de livro; uma dica do professor, que poderá ser uma videoaula; 1 quiz com 5 questões de múltipla escolha com o objetivo de promover melhor fixação de cada conteúdo, links e materiais complementares. Observa-se que o quiz não possuem caráter avaliativo, ou seja, não comporão sua nota para a certificação. Como avaliação, cada módulo contará com uma prova de 5 questões de múltipla escolha que valerá 10 pontos, sendo necessário atingir a nota mínima 6 para aprovação. Caso o aluno não obtenha essa nota na primeira tentativa, uma nova chance é disponibilizada. Por fim, se ainda na segunda tentativa o aluno for reprovado, ele poderá realizar uma nova tentativa mediante ao pagamento de uma taxa.

Compreender as principais teorias e metodologias de alfabetização e letramento, analisando suas implicações para a prática docente. Promover a reflexão sobre os processos de aquisição da leitura e da escrita, suas dificuldades e os fatores que influenciam a aprendizagem. Capacitar o profissional para identificar dificuldades e transtornos de aprendizagem, propondo estratégias psicopedagógicas adequadas para a intervenção. Desenvolver habilidades para a atuação psicopedagógica institucional, com foco na inclusão e no apoio ao desenvolvimento integral do aluno.


Curso de Alfabetização e Letramento e a Psicopedagogia Institucional
Alfabetização e Letramento e a Psicopedagogia Institucional
15x R$ 250,00 Apenas 15x R$ 99,00
Após o pagamento, o início do curso é imediato e você tem até 365 dias para concluir o curso
Duração: 720 horas
Modalidade: Pós-Graduação EAD
Público-alvo:

O curso de pós-graduação em Alfabetização e Letramento e a Psicopedagogia Institucional é voltado para profissionais da educação e áreas correlatas que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o processo de aquisição da leitura e da escrita, bem como sobre as dificuldades de aprendizagem e a atuação psicopedagógica em instituições de ensino.
 


Este curso é oferecido por:

Faculdade Metropolitana

Scroll Up