Educação Inclusiva com ênfase em Tea (transtorno do Espectro Autista)
MÓDULO 1: PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA I
- Da exclusão à inclusão: aspectos históricos
- Diretrizes para a Educação Inclusiva no Brasil
- Rumo à uma verdadeira prática inclusiva
MÓDULO 2: PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA II
- Planejamento Curricular e inclusão
- Tecnologia e Educação Inclusiva
- A Educação Inclusiva e o processo de Avaliação
MÓDULO 3: CONTEXTUALIZAÇÃO E CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS DO AUTISMO
- Sinais do TEA na infância
- Critérios diagnósticos do TEA
- A importância da família e o diagnóstico
MÓDULO 4: DESENVOLVIMENTO HUMANO E DESAFIOS EM INDIVÍDUOS COM TEA
- Ausências de habilidades x excessos de comportamentos disruptivos e inadequados
- Alterações sensoriais x Birras
- Estereotipias, comportamentos repetitivos e rigidez
MÓDULO 5: O COMPORTAMENTO VERBAL
- Comportamento Verbal: Operantes verbais primários formais – Ecoico, Ditado, Cópia, Textual
- Comportamento Verbal: Operantes verbais primários temáticos - Tato, Mando e Intraverbal
- Comportamento Verbal: Autoclíticos
MÓDULO 6: COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E O TEA
- Metodologia PECS para o tratamento do TEA
- As 6 etapas do PECS e a condução da abordagem
- Aplicativos e recursos da Comunicação alternativa
MÓDULO 7: TRATAMENTOS E INTERVENÇÕES NO TEA (ABA, HABILIDADES COGNITIVAS E ANÁLISE FUNCIONAL)
- Princípios Básicos da Análise do Comportamento II - A Tríplice contingência e os conceitos de Reforço, Punição e Extinção e Análise Funcional
- O que são habilidades cognitivas – Análise de tarefas e encadeamentos
- A análise funcional e o TEA
MÓDULO 8: PSICODIAGNÓSTICOS EM CONTEXTO ESCOLAR
- O cuidado à avaliação psicológica contextual: desafios às conclusões diagnósticas
- Bullying e violências na escola
- Estratégias para acolhimento, prevenção e promoção de saúde mental
MÓDULO 9: MEDIAÇÃO ESCOLAR: PROCESSOS E ESTRATÉGIAS COM TEA
- Atendimento educacional especializado aplicado ao TEA: exemplos e práticas
- Plano de intervenção inclusiva para indivíduos com TEA
- Recursos Educacionais e Atividades Adaptadas para Pessoas com Autismo
MÓDULO 10: PROCESSOS DE INTERVENÇÃO APLICADOS AO TEA
- Processos de Intervenção: Aspectos Farmacológicos, Psicossociais e Comportamentais
- Atendimento Interdisciplinar e Métodos de Intervenção
- Procedimentos e orientações à família e escola
MÓDULO 11: TECNOLOGIAS ASSISTIVAS
- Processos inclusivos: tecnologias assistivas, acessibilidade e educação especial
- Tecnologias Assistivas como um instrumento de acessibilidade, inclusão e equiparação de oportunidades
- Sala de recursos multifuncionais e acessibilidade na Educação
MÓDULO 12: MUSICOTERAPIA E O TEA
- Estimulação Rítmica Auditiva e Terapia de Entonação Vocal
- Exemplos de brincadeiras musicais
- Exercícios com canções para organização da fala
Objetivos
Compreender os conceitos fundamentais da educação inclusiva e o impacto da inclusão escolar para pessoas com TEA.
Desenvolver competências para a implementação de práticas pedagógicas adaptadas e acolhedoras, visando o desenvolvimento social, emocional e cognitivo dos alunos com TEA.
Capacitar os profissionais a realizar avaliações e intervenções educativas, considerando as necessidades específicas de cada estudante.

Duração: 720 horas |
Modalidade: Pós-Graduação EAD |
Público-alvo:
Este curso tem como público-alvo professores, pedagogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, gestores escolares e demais profissionais envolvidos com a educação e inclusão de pessoas com TEA. |
Este curso é oferecido por:

Credenciamento EAD via Portaria de credenciamento EAD n° 1.048 de 31/05/2023, DOU 02/06/2023
