Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH): Abordagens e Intervenções
MÓDULO 1: DESENVOLVIMENTO CEREBRAL E PROCESSOS DE APRENDIZAGEM I
- Fatores ambientais que influenciam a plasticidade do SNC
- Desenvolvimento Neuropsicomotor
- Desenvolvimento Cerebral e processos de aprendizagem
MÓDULO 2: DESENVOLVIMENTO CEREBRAL E PROCESSOS DE APRENDIZAGEM II
- Emoções: relação com o funcionamento cerebral e processos de aprendizagem
- Transtornos e condições que influenciam o funcionamento cognitivo
- O papel da linguagem no desenvolvimento e na aprendizagem
MÓDULO 3: EPIDEMIOLOGIA DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE
- Etiologia e Epidemiologia: Fatores de risco do TDAH
- Identificação e Avaliação do TDAH: DSM V e CID 11
- Subtipos ou Apresentações do TDAH
MÓDULO 4: SINTOMATOLOGIA DO TDAH NAS ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
- Sintomatologia do TDAH em adolescentes
- Sintomatologia do TDAH em adultos
- Sintomatologia do TDAH na terceira idade
MÓDULO 5: COMORBIDADES RELACIONADAS AO TDAH
- Comorbidades relacionadas ao TDAH: TOD, Transtorno de Conduta e Síndrome de Tourette
- Comorbidades relacionadas ao TDAH: Ansiedade, Depressão, TOC e Transtornos Alimentares
- Comorbidades relacionadas ao TDAH: distúrbios do sono, drogadição, alcoolismo
MÓDULO 6: INTERVENÇÕES PSICOLÓGICAS PARA O TDAH
- A terapia cognitivo-comportamental para o paciente com TDAH
- Conduta de devolutiva psicológica aos pais da criança com TDAH
- Planejamento de sessões para indivíduos com TDAH: crianças, jovens e adultos
MÓDULO 7: PROGRAMA DE INTERVENÇÃO FOCADO EM QUESTÕES SENSÓRIO-MOTORAS
- Procedimentos de avaliação motora no TDAH: aplicação de testes e diagnóstico
- Integração Sensorial para indivíduos com TDAH
- Acomodações sensoriais e Intervenção multidisciplinar no TDAH
MÓDULO 8: INTERVENÇÃO FARMACOLÓGICA NO TDAH
- Medicamentos utilizados para o tratamento de TDAH e seus efeitos
- Efeitos colaterais e contraindicações do uso de medicamentos no TDAH
- Erros de Medicação
MÓDULO 9: INTERVENÇÃO MULTIDISCIPLINAR NO TDAH
- Reabilitação neuropsicológica para indivíduos com TDAH
- Intervenção terapêutica familiar no TDAH
- Múltiplas abordagens para indivíduos com TDAH
MÓDULO 10: TDAH E A ESCOLA I
- A organização com o aluno com TDAH
- Elaboração e monitoramento do PEI para alunos com TDAH
- Manejos, modificações e adaptações pedagógicas na escola para alunos com TDAH
MÓDULO 11: TDAH E A ESCOLA II
- Trabalho de memorização e motivação: atividades práticas para alunos com TDAH
- Trabalho de foco e atenção: atividades práticas para alunos com TDAH
- Orientações à escola e aos Professores quanto ao TDAH
MÓDULO 12: ATIVIDADES PRÁTICAS NA ABORDAGEM DO TDAH
- Estimulando as habilidades sociais no TDAH
- Estimulando a autoestima em indivíduos com TDAH
- TDAH e a família: dicas para os Pais e estratégias para o dia a dia
Objetivos
Oferecer uma compreensão detalhada sobre o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), incluindo sua definição, causas, sintomas e impacto na vida dos indivíduos afetados.
Fornecer ferramentas e métodos para adaptar práticas educacionais, a fim de atender às necessidades específicas de alunos com TDAH, promovendo a inclusão e o sucesso acadêmico.
Capacitar os profissionais para fornecer suporte eficaz às famílias de indivíduos com TDAH, ajudando-os a lidar com os desafios e a construir um ambiente de apoio.

Duração: 720 horas |
Modalidade: Pós-Graduação EAD |
Público-alvo:
Este curso é destinado a psicólogos, pedagogos, psicopedagogos, médicos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, educadores e demais profissionais interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre o TDAH e aprimorar suas habilidades de intervenção e manejo deste transtorno. |
Este curso é oferecido por:

Credenciamento EAD via Portaria de credenciamento EAD n° 1.048 de 31/05/2023, DOU 02/06/2023
