Diagnóstico e Intervenção em Dificuldades de Aprendizagem
MÓDULO 1: DESENVOLVIMENTO CEREBRAL E PROCESSOS DE APRENDIZAGEM I
- Fatores ambientais que influenciam a plasticidade do SNC
- Desenvolvimento Neuropsicomotor
- Desenvolvimento Cerebral e processos de aprendizagem
MÓDULO 2: DESENVOLVIMENTO CEREBRAL E PROCESSOS DE APRENDIZAGEM II
- Emoções: relação com o funcionamento cerebral e processos de aprendizagem
- Transtornos e condições que influenciam o funcionamento cognitivo
- O papel da linguagem no desenvolvimento e na aprendizagem
MÓDULO 3: DESENVOLVIMENTO, APRENDIZAGEM E ABORDAGENS PSICOPEDAGÓGICAS
- Abordagens psicopedagógicas: a Gestaltpedagogia, Psicodrama e Teoria Sistêmica
- Abordagens psicopedagógicas: a Psicanálise, Teoria Comportamental e Neuropsicologia
- TDAH, TEA, TOD: como encaminhar para avaliação psicológicas pela escola
MÓDULO 4: TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM I
- Dislexia
- Critérios diagnósticos do TEA
- Alunos com Necessidades Educacionais Especiais: Deficiência Múltipla (DMU)
MÓDULO 5: TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM II
- Transtornos da Comunicação: Avaliação e Diagnóstico no contexto da Aprendizagem
- Transtornos Específicos da Aprendizagem na Leitura
- Transtornos Específico da Aprendizagem na Expressão Escrita
MÓDULO 6: TESTES DE APRENDIZAGEM, HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
- Teste de Identificação de Sinais de Dislexia (TISD)
- Teste de Habilidades Sociais para crianças em situação escolar (THAS-C) e Teste de Habilidades e Conhecimento pré-alfabetização (THCP)
- Inventário de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competência Acadêmica para Crianças (SSRS)
MÓDULO 7: PSICOMOTRICIDADE E DESENVOLVIMENTO EM AMBIENTE ESCOLAR
- Exercícios de psicomotricidade para crianças com problemas de desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM)
- Atividades Lúdicas de Psicomotricidade para Crianças
- Avaliação e prática psicomotoras
MÓDULO 8: TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E INTERVENÇÕES EDUCACIONAIS
- Atendimento educacional especializado aplicado ao TEA: exemplos e práticas
- Plano de intervenção inclusiva para indivíduos com TEA
- Recursos Educacionais e Atividades Adaptadas para Pessoas com Autismo
MÓDULO 9: TDAH E INTERVENÇÕES EDUCACIONAIS: AVALIAÇÃO, DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÕES EDUCACIONAIS
- Elaboração e monitoramento do PEI para alunos com TDAH
- Uso dos Temporizadores como estratégia Educacional no TDAH
- Trabalho de memorização e motivação: atividades práticas para alunos com TDAH
MÓDULO 10: TRANSTORNOS GLOBAIS DE DESENVOLVIMENTO (TGD), ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO
- Características específicas da Educação Especial e a relação com o TGD
- Inclusão escolar de alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação
- A formação e acompanhamento da tríade (escola, família e sociedade) para atender o processo ensino-aprendizagem de alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação
MÓDULO 11: TECNOLOGIA ASSISTIVA APLICADA AOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
- A CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde) e o desenho universal
- Softwares de acessibilidade na Educação: funções e usos
- Sala de recursos multifuncionais e acessibilidade na Educação
MÓDULO 12: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM E ADAPTAÇÃO CURRICULAR
- Práticas e Metodologias inclusivas em sala de aula
- Planejamento Curricular e inclusão
- A Educação Inclusiva e o processo de Avaliação
Objetivos
Capacitar os profissionais para identificar, diagnosticar e compreender as diferentes dificuldades de aprendizagem que podem afetar crianças, adolescentes e adultos em contextos educacionais e clínicos.
Proporcionar ferramentas teóricas e práticas para planejar e implementar intervenções educacionais e terapêuticas personalizadas, visando superar as barreiras que limitam o processo de aprendizagem.
Estimular a colaboração entre profissionais de diferentes áreas para uma abordagem holística no enfrentamento das dificuldades de aprendizagem.

Duração: 720 horas |
Modalidade: Pós-Graduação EAD |
Público-alvo:
Profissionais graduados em áreas como Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Psicopedagogia, Educação Especial, entre outras, que desejam aprofundar seus conhecimentos e habilidades na área de diagnóstico e intervenção em dificuldades de aprendizagem. |
Este curso é oferecido por:

Credenciamento EAD via Portaria de credenciamento EAD n° 1.048 de 31/05/2023, DOU 02/06/2023
