Educação Especial: Transtorno do Espectro Autista (TEA)
MÓDULO 1: PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
- Diretrizes para a Educação Inclusiva no Brasil
- Rumo à uma verdadeira prática inclusiva
- Aproximações e a colaboração do Lar-Escola
MÓDULO 2: EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
- Planejamento Curricular e inclusão
- Adaptação curricular para alunos com necessidades educacionais específicas
- A Educação Inclusiva e o processo de Avaliação
MÓDULO 3: DIVERSIDADE, INTERAÇÃO SOCIAL E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
- Interação social dos alunos
- Tecnologia e Educação Inclusiva
- Diversidade e inclusão social na sala de aula
MÓDULO 4: CONTEXTUALIZAÇÃO E CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS DO AUTISMO
- Sinais do TEA na infância
- Critérios diagnósticos do TEA
- A importância da família e o diagnóstico
MÓDULO 5: DESENVOLVIMENTO HUMANO E DESAFIOS EM INDIVÍDUOS COM TEA
- Ausências de habilidades x excessos de comportamentos disruptivos e inadequados
- Alterações sensoriais x Birras
- Estereotipias, comportamentos repetitivos e rigidez
MÓDULO 6: O COMPORTAMENTO VERBAL
- Comportamento Verbal: Operantes verbais primários formais – Ecoico, Ditado, Cópia, Textual
- Comportamento Verbal: Operantes verbais primários temáticos - Tato, Mando e Intraverbal
- Comportamento Verbal: Autoclíticos
MÓDULO 7: O MANEJO DE COMPORTAMENTOS INDESEJADOS
- O manejo dos antecedentes
- Extinção dos comportamentos
- Reforçamento Diferencial
MÓDULO 8: HABILIDADES DE ENSINO I
- O contato visual
- O seguimento de instrução e sua importância
- Sentar, esperar e imitar: Por que isso é importante?
MÓDULO 9: HABILIDADES DE ENSINO II
- O ensino de ecóico e intraverbal
- A comunicação alternativa
- A fonoaudiologia e sua relação com a aprendizagem da linguagem
MÓDULO 10: MEDIAÇÃO ESCOLAR: PROCESSOS E ESTRATÉGIAS COM TEA
- Atendimento educacional especializado aplicado ao TEA: exemplos e práticas
- Plano de intervenção inclusiva para indivíduos com TEA
- Recursos Educacionais e Atividades Adaptadas para Pessoas com Autismo
MÓDULO 11: AS HABILIDADES ACADÊMICAS
- Ler e escrever – A aprendizagem da leitura e escrita
- 1 +1, o Ensino da Matemática
- Atividades adaptadas: A parceria com o professor
MÓDULO 12: HABILIDADES SOCIAIS E TEA
- A importância da autorregulação e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais
- O brincar socialmente
- A interação em grupo
MÓDULO 13: O ENSINO DE HABILIDADES FUNCIONAIS E COGNITIVAS
- A terapia ocupacional e sua relação com as AVDs
- O que são habilidades cognitivas – Análise de tarefas e encadeamentos
- A seletividade alimentar e o TEA
MÓDULO 14: ABA NA ESCOLA E O PAPEL DOS PAIS
- Comportamento simbólico e alfabetização
- A interdisciplinaridade da ABA
- A importância dos pais e o treinamento em ABA
Objetivos
Compreender as características e necessidades individuais de pessoas com TEA.
Implementar estratégias eficazes de ensino e intervenção para promover o sucesso acadêmico e social de alunos com TEA.
Colaborar de forma eficaz com colegas, famílias e outros profissionais para criar ambientes de aprendizagem inclusivos e de apoio.
Utilizar tecnologias e recursos assistivos para apoiar a comunicação e aprendizagem de pessoas com TEA.

Duração: 800 horas |
Modalidade: Pós-Graduação EAD |
Público-alvo:
Este curso destina-se a educadores, psicólogos escolares, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e outros profissionais interessados em aprimorar suas habilidades e conhecimentos na área da educação especial e do TEA. |
Este curso é oferecido por:

Credenciamento EAD via Portaria de credenciamento EAD n° 1.048 de 31/05/2023, DOU 02/06/2023
