Avaliações Psicológicas na Educação
MÓDULO 1: FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
- Concepção do desenvolvimento humano
- Os princípios do Desenvolvimento Cognitivo
- O papel da linguagem no desenvolvimento e na aprendizagem
MÓDULO 2: DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL E APRENDIZAGEM
- Principais Contextos Sociais que Influenciam o desenvolvimento socioemocional das crianças e adolescentes
- O Desenvolvimento do Eu e da Moralidade
- Variações individuais: estilos de aprendizagem, personalidade e temperamento
MÓDULO 3: INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS
- Introdução à atuação psicopedagógica nos problemas de aprendizagem
- Identificar para intervir nos problemas de aprendizagem
- Avaliação da cognição e metacognição
MÓDULO 4: PSICOPEDAGOGIA E NEUROAPRENDIZAGEM
- Determinação e Formas de Avaliar a Inteligência
- Pensamento, linguagem e inteligência
- Aprendizagem baseada no cérebro
MÓDULO 5: EDUCAÇÃO INCLUSIVA E SEUS PRINCÍPIOS
- Necessidades Educacionais de Alunos com Deficiência
- Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) - Elementos e intervenção
- Brincadeiras, jogos e esportes para pessoas com deficiência auditiva, visual e intelectual
MÓDULO 6: FUNDAMENTOS DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
- Escolha dos recursos para a avaliação psicológica e elaboração de laudos
- Avaliação psicológica coletiva x individualizada: resultados e recomendações
- Limites e princípios éticos da Avaliação Psicológica: competências do psicólogo e recomendações do CFP
MÓDULO 7: TESTES DE ATENÇÃO
- Bateria de Funções Mentais para Motorista - Testes de Atenção (BFM-1, BFM-2 e BFM-4)
- Avaliação da Atenção (BPA e BPA-2), Atenção Seletiva (EASV, TAS) e Atenção Dividida e Alternada (TEADI, TEALT)
- Testes de Atenção Concentrada: TEACO-FF, AC15, TEACO-2
MÓDULO 8: TESTES DE INTELIGÊNCIA I
- Escala Geral (MPR) e Escala de Matrizes de Vienna
- Testes não-verbais de inteligência (G-36, G-38, MIG, R1 e R2)
- Teste Não-Verbal de Inteligência Geral BETA-III e SON-R 2½-7[a]
MÓDULO 9: TESTES DE INTELIGÊNCIA II
- Teste Conciso de Raciocínio (TCR) e Teste de Desenvolvimento do Raciocínio Indutivo (TDRI)
- Teste de Aprendizagem Auditivo-Verbal de Rey
- Matrizes de Raven: Avançada e Progressiva Colorida (CPM)
MÓDULO 10: TESTES DE APRENDIZAGEM, HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
- Teste de Identificação de Sinais de Dislexia (TISD)
- Teste de Habilidades Sociais para crianças em situação escolar (THAS-C) e Teste de Habilidades e Conhecimento pré-alfabetização (THCP)
- Inventário de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competência Acadêmica para Crianças (SSRS)
MÓDULO 11: TESTES DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
- Escala de Desregulação Emocional Adultos e Escala de Desregulação Emocional Infanto-Juvenil (EDEA e EDEIJ)
- Escala de Maturidade Mental Colúmbia Edição Brasileira Revisada (CMMS 3)
- Marcadores De Resiliência Infantil (MRI) e Questionário de Busca Auto-Dirigida (SDS)
MÓDULO 12: TESTES NEUROPSICOLÓGICOS
- Teste de Cancelamento dos Sinos e Teste de Memória de Reconhecimento Memore
- Teste Gestaltico Visomotor de Bender e Teste Wisconsin de Classificação de Cartas (WCST)
- Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve Infantil (NEUPSILIN-Inf)
Objetivos
Explorar as teorias fundamentais por trás das avaliações psicológicas na educação, incluindo o desenvolvimento infantil, teorias de aprendizagem e processos cognitivos. Examinar a colaboração entre profissionais da psicologia e da educação para garantir uma abordagem holística no entendimento das necessidades dos alunos. Aprender técnicas de avaliação psicológica adaptadas para o contexto educacional.

Duração: 720 horas |
Modalidade: Pós-Graduação EAD |
Público-alvo:
Este curso destina-se a profissionais e estudantes das áreas de psicologia, educação, pedagogia, psicopedagogia e áreas afins interessados em aprimorar suas habilidades de avaliação e intervenção no contexto educacional. |
Este curso é oferecido por:

Credenciamento EAD via Portaria de credenciamento EAD n° 1.048 de 31/05/2023, DOU 02/06/2023
