Psicopedagogia e Educação Inclusiva
MÓDULO 1 – O CONCEITO DE DEFICIÊNCIA E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
- Da exclusão à inclusão: aspectos históricos
- Princípios da Educação Inclusiva
- Diretrizes para a Educação Inclusiva no Brasil
MÓDULO 2 – ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
- Alunos com Necessidades Educacionais Especiais: Deficiência Múltipla (DMU)
- Alunos com necessidades educacionais especiais: deficiência intelectual
- Alunos com Necessidades Educacionais Especiais: os distúrbios de aprendizagem associados à linguagem e à comunicação
MÓDULO 3 – ABORDAGENS DA APRENDIZAGEM E DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
- Principais abordagens sobre a Aprendizagem
- Abordagens Sociocognitivas de Aprendizagem
- Desenvolvimento socioemocional: Teoria Ecológica e Teoria do Desenvolvimento de Duração da Vida
MÓDULO 4 – ESTILOS DE APRENDIZAGEM
- Variações individuais: estilos de aprendizagem, personalidade e temperamento
- Principais Contextos Sociais que Influenciam o desenvolvimento socioemocional das crianças e adolescentes
- Diferenças de Gênero e Educação
MÓDULO 5 – FUNDAMENTOS DA PSICOPEDAGOGIA
- Intervenção psicopedagógica no processo de alfabetização
- Introdução à atuação psicopedagógica nos problemas de aprendizagem
- Avaliação da cognição e metacognição
MÓDULO 6 – ATUAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
- Dislexia
- Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) - Elementos e intervenção
- Capacidade atencional
MÓDULO 7 – CRIANÇAS E FAMÍLIAS: RELAÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR
- Família: conflitos e espaços para a qualidade da interação com os filhos
- Experiências traumáticas, Desenvolvimento e Aprendizagem
- Criança e separação dos pais: influências e caminhos para a Psicologia Escolar
MÓDULO 8 – PSICODIAGNÓSTICOS EM CONTEXTO ESCOLAR
- O cuidado à avaliação psicológica contextual: desafios às conclusões diagnósticas
- Bullying e violências na escola
- Estratégias para acolhimento, prevenção e promoção de saúde mental
MÓDULO 9 – MÉTODOS E TÉCNICAS DE AVALIÇÕES PSICOLÓGICAS EM AMBIENTE ESCOLAR
- Entrevista Psicológica, Testes Psicológicos e Observação na Psicologia Escolar
- Abordagens psicopedagógicas: a Gestaltpedagogia, Psicodrama e Teoria Sistêmica
- Abordagens psicopedagógicas: a Psicanálise, Teoria Comportamental e Neuropsicologia
MÓDULO 10 – PRÁTICAS INCLUSIVAS NA ESCOLA I
- Planejamento Curricular e inclusão
- Interação social dos alunos
- Tecnologia e Educação Inclusiva
MÓDULO 11 – PRÁTICAS INCLUSIVAS NA ESCOLA II
- Aproximações e a colaboração do Lar-Escola
- Brincadeiras, jogos e esportes para pessoas com deficiência auditiva, visual e intelectual
- Paralisia cerebral - Inclusão escolar com o uso da TIC
MÓDULO 12 - PSICOPEDAGOGIA E AVALIAÇÃO DA INTELIGÊNCIA
- Determinação e Formas de Avaliar a Inteligência
- Pensamento, linguagem e inteligência
- Aprendizagem baseada no cérebro
Objetivos
Fornecer aos profissionais da área da Educação e Psicologia conhecimentos para compreenderem e atenderem às necessidades educacionais especiais dos alunos.

Duração: 720 horas |
Modalidade: Pós-Graduação EAD |
Público-alvo:
O curso destina-se a profissionais que trabalham ou desejam trabalhar no campo da Educação, Psicologia ou áreas relacionadas e que buscam se especializar no suporte à aprendizagem de todos os alunos, incluindo aqueles com necessidades educacionais especiais. |
Este curso é oferecido por:

Credenciamento EAD via Portaria de credenciamento EAD n° 1.048 de 31/05/2023, DOU 02/06/2023
