Pedagogia Hospitalar
MÓDULO 1 – PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM I
- Concepção do desenvolvimento humano
- Os princípios do Desenvolvimento Cognitivo
- O papel da linguagem no desenvolvimento e na aprendizagem
MÓDULO 2 – PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM II
- Principais Contextos Sociais que Influenciam o desenvolvimento socioemocional das crianças e adolescentes
- Variações individuais: estilos de aprendizagem, personalidade e temperamento
- Abordagens Sociocognitivas de Aprendizagem
MÓDULO 3 – EDUCAÇÃO INCLUSIVA I
- Princípios da Educação Inclusiva
- Diretrizes para a Educação Inclusiva no Brasil
- Práticas e Metodologias inclusivas em sala de aula
MÓDULO 4 – EDUCAÇÃO INCLUSIVA II
- Alunos com Necessidades Educacionais Especiais: Deficiência Múltipla (DMU)
- Alunos com necessidades Educacionais especiais: deficiência intelectual
- Alunos com Necessidades Educacionais Especiais: os distúrbios de aprendizagem associados à linguagem e à comunicação
MÓDULO 5 – PROBLEMAS E DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM
- Dislexia
- Capacidade atencional
- Sinais do TEA na infância
MÓDULO 6 – DESAFIOS DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
- O Desenvolvimento do Eu e da Moralidade
- Diversidade sociocultural
- Diferenças de Gênero e Educação
MÓDULO 7 – PSICOMOTRICIDADE E DESENVOLVIMENTO MOTOR
- Avaliação e prática psicomotoras
- Exercícios de psicomotricidade para crianças com problemas de desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM)
- Atividades Lúdicas de Psicomotricidade para Crianças
MÓDULO 8 – PRINCÍPIOS DA PEDAGOGIA HOSPITALAR
- A integração entre a família, os pedagogos e o espaço hospitalar
- A escuta pedagógica na Educação Hospitalar
- A atuação socioeducativa do pedagogo em Ambiente Hospitalar
MÓDULO 9 – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM PEDAGOGIA HOSPITALAR
- A escolha no ambiente hospitalar: sujeitos, rotina e atividades
- Especificidades das aulas e da classe em hospitais
- O espaço físico e os materiais da classe hospitalar
MÓDULO 10 – COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
- As 6 etapas do PECS e a condução da abordagem
- Aplicativos e recursos da Comunicação alternativa
- Massagem e exercícios para articulação da fala
MÓDULO 11 – LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO E MULTICULTURALIDADE
- Planejamento Curricular e inclusão
- Aproximações e a colaboração do Lar-Escola
- Alunos que necessitam de cuidados especiais de saúde
MÓDULO 12 – LIBRAS
- Expressão facial e linguagem corporal em Libras
- Legislação: Lei n°10.436
- Dicas de convivência
Objetivos
Preparar profissionais para a criação de brinquedotecas e espaços lúdicos em ambiente hospitalar.
Capacitar profissionais para oferecer atendimento educacional através de atividades de apoio escolar em ambientes hospitalares.
Qualificar os profissionais para oferecer orientação de familiares para o apoio educacional de crianças e adolescentes enfermos e hospitalizados.

Duração: 720 horas |
Modalidade: Pós-Graduação EAD |
Público-alvo:
Pedagogos, psicólogos, docentes licenciados em diversas áreas do conhecimento e demais graduados em nível superior interessados nos conhecimentos da área de Pedagogia Hospitalar. |
Este curso é oferecido por:

Credenciamento EAD via Portaria de credenciamento EAD n° 1.048 de 31/05/2023, DOU 02/06/2023
