Fonoaudiologia no Transtorno do Espectro Autista (TEA)
MÓDULO I - CONTEXTUALIZAÇÃO E CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS DO AUTISMO
- Sinais do TEA na infância
- Critérios diagnósticos do TEA
- A importância da família e o diagnóstico
MÓDULO II - PRINCÍPIOS BÁSICOS
- Princípios Básicos da Análise do Comportamento I - Introdução à Análise do Comportamento Aplicada
- Princípios Básicos da Análise do Comportamento II - A Tríplice contingência e os conceitos de Reforço, Punição e Extinção e Análise Funcional
- Ética e a análise do comportamento
MÓDULO III - O COMPORTAMENTO VERBAL
- Comportamento Verbal I: Operantes verbais – Mando e tato
- Comportamento Verbal II: Operantes verbais - Ecoico, transcrição, textual e intraverbal
- Comportamento Verbal III: Autoclíticos
MÓDULO IV - O PROCESSO DE AVALIAÇÃO
- A mensuração do comportamento
- A avaliação comportamental
- Protocolos de avaliação
MÓDULO V - LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO E APRENDIZAGEM
- Diagnóstico diferencial em linguagem
- Distúrbio específico de linguagem: avaliação e intervenção
- Aprendizagem de leitura e escrita e seus transtornos
MÓDULO VI - COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E O TEA
- Metodologia PECS para o tratamento do TEA
- As 6 etapas do PECS e a condução da abordagem
- Aplicativos e recursos da Comunicação alternativa
MÓDULO VII - O PAPEL DO FONOAUDIÓLOGO NO TRATAMENTO DO TEA
- O ensino de mandos e tatos
- O ensino de ecóico e intraverbal
- A importância do tratamento multidisciplinar
MÓDULO VIII - ABORDAGEM FONOAUDIOLÓGICA NO TEA I
- Apraxia de fala da infância: avaliação e terapia
- Afasias: avaliação e intervenção
- Ecolalia: avaliação e intervenção fonoaudiológica
MÓDULO IX - ABORDAGEM FONOAUDIOLÓGICA NO TEA II
- Motricidade Orofacial e a seletividade alimentar no TEA
- Saúde coletiva e mental no tratamento fonoaudiológico
- Fonoaudiologia Educacional e inclusão escolar
MÓDULO X - TÉCNICAS DE FONOTERAPIA NO TEA
- Massagem e exercícios para articulação da fala
- Treinos de apraxia
- Narração de histórias por crianças com distúrbio específico de linguagem
MÓDULO XI - MUSICOTERAPIA NO TEA I
- Musicoterapia Improvisacional
- Treinamento da Percepção Auditiva e Controle da Atenção Musical
- Estimulação Rítmica Auditiva e Terapia de Entonação Vocal
MÓDULO XII - MUSICOTERAPIA NO TEA II
- Exemplos de brincadeiras musicais
- Exercícios com canções para organização da fala
- O musicoterapêuta e o fonoaudiólogo no tratamento do TEA
Objetivos
Aprofundar o conhecimento acerca dos do tratamento fonoaudiológico para pessoas com transtorno do espectro autista, com enfoque em crianças.
Analisar os protocolos de avaliação diagnóstica no TEA, especialmente da criança autista.
Compreender as técnicas de intervenção fonoaudiológica no tratamento multidisciplinar no TEA.
Estudar as manifestações de linguagem e comunicação no autismo e o papel do fonoaudiólogo.
Identificar as linhas de intervenção x atuação fonoaudiológica;
Conhecer algumas técnicas alternativas que podem integrar a fonoterapia, como a musicoterapia.

Duração: 720 horas |
Modalidade: Pós-Graduação EAD |
Público-alvo:
Graduados em Fonoaudiologia, Psicopedagogia, Pedagogia e entre outros profissionais que buscam se especializar no tratamento do transtorno do espectro autista, quanto à atualização e aprofundamento dos conhecimentos na área. |
Este curso é oferecido por:

Credenciamento EAD via Portaria de credenciamento EAD n° 1.048 de 31/05/2023, DOU 02/06/2023
