Psicologia Escolar
MÓDULO 1 – PRINCÍPIOS DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL
- Pesquisas em Psicologia Educacional
- Concepção do desenvolvimento humano
- Os princípios do Desenvolvimento Cognitivo
MÓDULO 2 – DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
- Desenvolvimento socioemocional: Teoria Ecológica e Teoria do Desenvolvimento de Duração da Vida
- Principais Contextos Sociais que Influenciam o desenvolvimento socioemocional das crianças e adolescentes
- Variações individuais: estilos de aprendizagem, personalidade e temperamento
MÓDULO 3 – DIVERSIDADE E AS FORMAS DE APRENDIZAGEM I
- Diferenças de Gênero e Educação
- Necessidades Educacionais de Alunos com Deficiência
- O Desenvolvimento do Eu e da Moralidade
MÓDULO 4 – DIVERSIDADE E AS FORMAS DE APRENDIZAGEM II
- Avaliação e prática psicomotoras
- Exercícios de psicomotricidade para crianças com problemas de desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM)
- Atividades Lúdicas de Psicomotricidade para Crianças
MÓDULO 5 – EDUCAÇÃO E INCLUSÃO
- Alunos que necessitam de cuidados especiais de saúde
- Diretrizes para a Educação Inclusiva no Brasil
- Práticas e Metodologias inclusivas em sala de aula
MÓDULO 6 – O PAPEL DO PSICÓLOGO NA ESCOLA E A COMUNIDADE
- Introdução à atuação psicopedagógica nos problemas de aprendizagem
- Influência das instituições sociais na formação e desenvolvimento da consciência e da identidade
- Aproximações e a colaboração do Lar-Escola
MÓDULO 7 – ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS
- O Cotidiano Escolar e suas práticas pedagógicas
- Processos de alfabetização e letramento nas escolas
- Contribuições para a construção de políticas públicas no âmbito da educação e da saúde mental
MÓDULO 8 – CONCEITOS DE GÊNERO, PAPEL SEXUAL E SELF
- A constituição do self educacional
- Os estudos e a questão de gênero no contexto escolar: novas identidades e desafios
- Sexualidade e escola: espaço de intervenção
MÓDULO 9 – CRIANÇAS E FAMÍLIAS: RELAÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR
- Família: conflitos e espaços para a qualidade da interação com os filhos
- Experiências traumáticas, Desenvolvimento e Aprendizagem
- Criança e separação dos pais: influências e caminhos para a Psicologia Escolar
MÓDULO 10 – PSICODIAGNÓSTICOS EM CONTEXTO ESCOLAR
- O cuidado à avaliação psicológica contextual: desafios às conclusões diagnósticas
- Bullying e violências na escola
- Estratégias para acolhimento, prevenção e promoção de saúde mental
MÓDULO 11 – MÉTODOS E TÉCNICAS DE AVALIÇÕES PSICOLÓGICAS EM AMBIENTE ESCOLAR
- Entrevista Psicológica, Testes Psicológicas e Observação na Psicologia Escolar
- Abordagens psicopedagógicas: a Gestaltpedagogia, Psicodrama e Teoria Sistêmica
- Abordagens psicopedagógicas: a Psicanálise, Teoria Comportamental e Neuropsicologia
MÓDULO 12 – PSICOTERAPIA DE GRUPO NA EDUCAÇÃO
- Focos de intervenção da psicologia escolar: Corpo Docente
- Focos de intervenção da psicologia escolar: Discentes e a Comunidade
- Manejo e condução de grupos na Psicologia Escolar
Objetivos
Aprofundar o conhecimento teórico e prático sobre práticas pedagógicas, visando o aprimoramento da atuação profissional na sala de aula.
Capacitar os profissionais para atuarem de forma efetiva na gestão escolar, desenvolvendo competências relacionadas à liderança, administração e planejamento estratégico.
Promover a reflexão crítica sobre as políticas educacionais e os desafios contemporâneos da educação, buscando soluções inovadoras e inclusivas para a melhoria do ensino.
Preparar os profissionais para atuarem como formadores de professores, contribuindo para o desenvolvimento profissional dos educadores e a disseminação de práticas pedagógicas de qualidade.

Duração: 720 horas |
Modalidade: Pós-Graduação EAD |
Público-alvo:
O público-alvo de um curso de pós-graduação em Pedagogia Escolar é formado por profissionais da área de educação e psicologia que desejam aprofundar seus conhecimentos teóricos e práticos sobre práticas pedagógicas, gestão escolar e desenvolvimento curricular, bem como demais pessoas interessadas no assunto. |
Este curso é oferecido por:

Credenciamento EAD via Portaria de credenciamento EAD n° 1.048 de 31/05/2023, DOU 02/06/2023
